Estudantes de direito da Unifacear visitam a Casa de Custódia de Curitiba 28/11/2025 - 17:00
Nesta quinta-feira (27), a Casa de Custódia de Curitiba (CCC) recebeu a visita de acadêmicos do curso de direito do Centro Universitário Unifacear - campus Fazenda Rio Grande, que estão concluindo o 8º período da graduação. A visita proporcionou aos estudantes uma imersão na realidade do sistema prisional paranaense, permitindo que observassem de perto a rotina de trabalho da Polícia Penal do Paraná (PPPR), especialmente nas áreas de segurança, local de cumprimento de penas e reintegração social de pessoas privadas de liberdade.
A atividade foi guiada pelo policial penal Diego Daniel Gurski, que em companhia dos professores Alex Almeida e Ana Paula Bittencourt Okamoto, acompanharam os alunos durante todo o percurso.
Durante a visita, os alunos conheceram os espaços da CCC que vão além da segurança, tais como canteiros de trabalho, sala de aula, e salas de videoconferência. Essa aproximação com a comunidade acadêmica destaca o compromisso da PPPR em contribuir para a formação dos novos profissionais sobre os desafios e o funcionamento do sistema prisional, demonstrando o desafio contínuo em aperfeiçoar e evoluir o tratamento penal.
“A visita dos futuros operadores do direito é de fundamental importância para fortalecer a conexão entre o sistema prisional e a comunidade, promovendo uma melhor visibilidade do trabalho da Polícia Penal. Além disso ajuda a desmitificar muitas coisas sobre o sistema prisional”, destacou o diretor da CCC, Sérgio Rocha.
A professora Ana Paula Bittencourt Okamoto, que atuou como coordenadora desta visita, ressaltou a importância da participação estudantil: “Experiências como esta ampliam a compreensão dos nossos alunos sobre o funcionamento do sistema de justiça e fortalecem a formação jurídica, especialmente para aqueles que seguirão carreira nas áreas: criminal, processual penal e direitos humanos”, disse.
Visitas como essa trazem um olhar mais humano e informado sobre o trabalho realizado pelos policiais penais e as iniciativas colocadas em prática para reinserção social dos apenados.
Esta é a 5ª visita técnica realizada na Casa de Custódia de Curitiba no ano de 2025, e já atendeu a 99 pessoas entre estudantes de Direito e professores, de quatro diferentes instituições de ensino de Curitiba e região metropolitana.















