Evento alusivo ao Outubro Rosa com foco na prevenção e no bem-estar feminino é realizado no Complexo Médico Penal 24/10/2025 - 11:12
Em alusão à campanha Outubro Rosa, o Complexo Médico Penal (CMP) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) foi palco, nesta quarta (22) e quinta-feira (23), de um evento dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, com atividades voltadas ao autocuidado e à promoção do bem-estar feminino. A ação contou com a participação de servidoras do CMP, do Complexo Social, da sede administrativa da PPPR e de unidades penais de Curitiba e Região Metropolitana, reforçando o compromisso coletivo da instituição com a saúde e o fortalecimento da mulher.
O diretor do Complexo Médico Penal, Renê Fernandez, enalteceu a importância da iniciativa e o engajamento das servidoras. “Nossa gestão entendeu a necessidade deste evento em prol da saúde das mulheres, aproveitando a campanha do Outubro Rosa para convidá-las a um cuidado mais efetivo com a própria saúde. Muitas vezes o trabalho se sobrepõe ao autocuidado, e isso não está certo. Fico muito feliz com a adesão e parabenizo a todas pela iniciativa”, afirmou.
O evento reuniu servidoras e funcionárias terceirizadas em uma programação diversificada, que abordou temas de prevenção, autoconhecimento e equilíbrio emocional. A idealizadora do evento, a servidora pública e bioquímica Sheila Manoela Flora, compartilhou sua trajetória com as participantes, transmitindo uma mensagem de coragem, fé e esperança.
“Em outubro do ano passado eu fui diagnosticada com câncer de mama. Então, neste ano, quis realizar um evento que desse luz a esse tema de uma maneira diferente, mostrando como a mulher precisa se cuidar e se olhar em todos os sentidos. Durante meu tratamento, percebi o quanto é importante estar bem física, mental e espiritualmente. Minha intenção foi despertar o autocuidado e o amor próprio em cada uma de nós”, destacou Sheila.
A programação contou com palestras da farmacêutica, especialista em saúde feminina, Emelly Caroline Tremarin e da terapeuta Caroline Buffara, especialista no método Louise Hay, além de uma atividade com a advogada, terapeuta e consteladora familiar Janaína Aksen. Os temas abordados incluíram menopausa, prevenção, autoconhecimento, saúde emocional e o poder da mente no cuidado do corpo e da alma.
“Pude compartilhar minha história com o câncer de mama para despertar consciência sobre autocuidado, prevenção e a importância de viver com propósito e não apenas sobreviver. Falei também sobre fé e o equilíbrio entre corpo, mente, emoções e espiritualidade. Achei a experiência muito especial e importante, senti uma conexão verdadeira com todas as mulheres e o evento em si estava lindo, muito bem organizado e cheio de significado. Foi uma honra participar”, destacou a terapeuta Caroline Buffara.
“Tive a oportunidade de falar sobre saúde feminina e prevenção do câncer de mama na palestra intitulada ‘Do tempo que passa, ao corpo que vive: menopausa, prevenção e vida’. O evento estava lindo, muito bem organizado, com um café delicioso preparado para as mulheres e uma decoração que demonstrava carinho e dedicação”, destacou Emelly Tremarin.
Além das palestras, o evento ofereceu momentos de bem-estar e cuidado pessoal, como massagem relaxante, depilação facial, design de sobrancelhas, além de café da manhã e sorteio de brindes, com apoio da Igreja Universal.





































