Exposição aproxima a Polícia Penal do Paraná e a comunidade de Francisco Beltrão na 31ª Expobel 14/03/2024 - 15:47

A 31ª edição da Expobel, realizada no município de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, conta neste ano com a presença e participação da Polícia Penal do Paraná (PPPR). A feira teve início no sábado, dia 9, e segue até o próximo domingo, dia 17. Esta é a primeira vez em que a PPPR realiza exposição nesta que é uma das maiores feiras multissetoriais do Paraná.

Um dos pavilhões da feira leva o nome de “Mundo da Segurança Pública”, onde estão presentes as forças de segurança que atuam no município de Francisco Beltrão. É neste espaço que a PPPR expõe seus trabalhos, mostrando e explicando ao público sobre as atividades desenvolvidas na área de segurança pública. Os policiais penais prepararam uma mostra de equipamentos, materiais e técnicas desenvolvidas pelo Setor de Operações Especiais (SOE), pelo Grupo K9 (equipe de operações com cães), pelo Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias (GOAP), pelo Setor de Escolta Prisional (SEP), entre outros setores da Polícia Penal do Paraná, além de trabalhos de ressocialização desenvolvidos pelo Complexo Social e Central de Monitoração. Um veículo Van, utilizado pela Central de Monitoração Eletrônica para auxiliar nas demandas e fiscalização de monitorados, também está à mostra e em operação no parque de exposições.

“A participação nestes eventos é importante para que possamos aproximar a PPPR da comunidade. Estão presentes pais, mães, filhos, crianças, que podem conhecer todos os trabalhos desenvolvidos em nossos estabelecimentos penais e também as responsabilidades e carreiras da Polícia Penal, que tem muitos aspectos de interesse. Nós entendemos que essa participação é de fundamental importância pois é uma oportunidade de estarmos próximos da população, que é o destinatário, de fato, de todo o trabalho que é desenvolvido pelo Departamento”, destaca o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

O diretor da regional administrativa da PPPR em Francisco Beltrão, Marcos Andrade, enfatiza a receptividade por parte da população que tem prestigiado o evento. “Esta é nossa primeira participação e já contamos uma excelente interação com o público. Estamos passando, de maneira fidedigna, aquilo que nós usamos no dia a dia em nossos setores especiais, na contenção, nas transferências de apenados, nas escoltas, no apoio aos nossos gestores. Está sendo muito legal este contato com pessoas que querem aprender um pouco mais, ou terem informações mais objetivas, referente àquilo que a PPPR desenvolve nas unidades penais e fora delas. Hoje, não somos uma força que atua apenas intramuros, mas prestamos apoio às outras forças de segurança, além de realizar todas as movimentações e transferências de apenados somente com estrutura própria”, explica.

“Pudemos ver uma reação muito positiva da população, enquanto observava nossos equipamentos trabalhos, equipamentos e ferramentas expostos. Respondemos a várias perguntas e curiosidades. Foi muito bacana”, destaca o diretor da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB), Alessandro Bezerra da Cunha.

31ª Expobel – Trazendo neste ano o slogan “Conecte Seu Mundo”, a Expobel é um dos eventos mais aguardados do Sudoeste do Paraná, pois conta com extensa e diversificada programação, sendo uma das maiores feiras de exposição agropecuária, industrial e comercial do Estado, além de contar com vários shows musicais. O evento reúne visitantes e expositores de vários locais e segmentos, evidenciando o que há de melhor, impulsionando o desenvolvimento econômico, ampliando novos negócios e estimulando as relações pessoais.

A estimativa era que mais de 500 mil pessoas passem pelo parque de exposições nestes nove dias de evento, com entrada gratuita.

GALERIA DE IMAGENS

  • Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná
    Polícia Penal do Paraná
    Foto: Polícia Penal do Paraná

    Foto: Polícia Penal do Paraná