Exposição de trabalhos artísticos de custodiados é realizada em Francisco Beltrão nesta semana 17/09/2025 - 16:50

A Regional Administrativa da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Francisco Beltrão está promovendo, em parceria com Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Novos Horizontes e com o Conselho da Comunidade do Município, a exposição “Semana Cultural – Professora Nair Salmoria dos Santos”, que apresenta produções artísticas de pessoas privadas de liberdade da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB).
As obras em exibição incluem desenhos, poesias, relatos e contos produzidos durante a Semana da Cultura e Educação: Caminhos que Transformam, realizada em agosto de 2025. A iniciativa busca valorizar talentos revelados no ambiente prisional e mostrar à comunidade o potencial de reconstrução e esperança que surgem por meio da educação e da arte.
“Iniciativas assim influenciam muito no processo de ressocialização. Nós temos um papel fundamental na reinserção dessas pessoas privadas de liberdade na sociedade, junto com os familiares que também apoiam esse tipo de ação”, pontuou o vice-diretor da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, Alessandro Bezerra da Cunha.
O nome da exposição carrega homenagem à professora Nair Salmoria dos Santos, falecida neste ano, que atuou por mais de 15 anos como diretora do CEEBJA Novos Horizontes, escola em funcionamento dentro da unidade. Sua trajetória foi marcada pela defesa da educação como ferramenta de inclusão, respeito à dignidade humana e reintegração social.
Para a psicóloga do Conselho da Comunidade, Vanessa Nunes dos Santos, “esses trabalhos traduzem sentimentos, memórias, sonhos e resistências. Essas criações revelam não apenas talento, mas também o potencial de reconstrução e esperança quando a educação e a arte encontram espaço para florescer”.
No mesmo local, acontece a primeira edição do Justiça Restaurativa em Movimento, iniciativa do Projeto Ressignificar da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios, em parceria com o Conselho da Comunidade da Comarca de Francisco Beltrão e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Também participam o Núcleo de Justiça Restaurativa (Nujur), o Complexo Social de Francisco Beltrão, a Central de Monitoramento Eletrônico, a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado, além do grupo Narcóticos Anônimos de Francisco Beltrão e do CEEBJA Novos Horizontes.
Serviço - A exposição ocorre no saguão de entrada do Fórum da Comarca, até quinta-feira (18), das 13h às 18h.
Parceiros - Unioeste, Núcleo de Justiça Restaurativa (Nujur), Projeto Ressignificar, Conselho da Comunidade da Comarca de Francisco Beltrão, Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Estado, Narcóticos Anônimos – Grupo Francisco Beltrão e CEEBJA Novos Horizontes.