Forças de segurança deflagram a Operação Cidade Segura na Região Metropolitana de Curitiba 10/04/2024 - 11:09

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) atua nesta quarta e quinta-feira (10 e 11) na Operação Cidade Segura, de forma integrada com as polícias Militar, Civil e Científica, para ações nas cidades de Colombo, Almirante Tamandaré e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, explica que o objetivo da ação é aumentar, cada vez mais, a segurança do cidadão paranaense. “Vamos focar no policiamento ostensivo, unindo nossas forças com tecnologia e eficiência. Em 2023, tivemos uma redução significativa nos crimes violentos, o que se deve ao trabalho integrado das forças de segurança”, disse o secretário. “As operações deste ano estão sendo planejadas há meses para que possamos atingir resultados positivos”, afirma. Elas fazem parte da Operação Vida, que tem o intuito de combater crimes violentos no Estado.

A PPPR terá, dentro de suas atribuições, atividades de unidades especializadas como o Setor de Operações Especiais (SOE), Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), Setor de Escolta Penitenciária (SEP) e o Setor de Segurança Externa (SSE), cujas missões envolvem revistas gerais na Cadeia Pública de Colombo e na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I), transporte e escolta de eventuais detidos com mandado de prisão, sem flagrante delito e fiscalização in-loco de pessoas com monitoração eletrônica.

“A PPPR está aqui para contribuir com as ações da operação e intensificar o cerceamento eletrônico de todas as regiões destes municípios, ampliando a fiscalização de monitorados que estejam em descumprimento do uso de suas tornozeleiras, bem como de pessoas que estejam envolvidas com o cometimento de delitos. Também intensificaremos, dentro das unidades penais, a manutenção da ordem, mantendo o controle dos nossos custodiados durante o período da operação”, destaca o diretor de segurança penitenciária da PPPR, João Schlemper.

Durante a operação, a Polícia Penal destinará efetivo de 38 policiais penais, 8 viaturas caracterizadas e, ainda, 2 viaturas descaracterizadas. A ação envolve a colaboração entre diferentes órgãos de segurança pública e também incorpora tecnologia como uso de drones, monitoramento e atuação da polícia científica com equipamento de pesquisa para análises de drogas apreendidas. “Em Colombo, os índices de criminalidade têm caído bastante graças à ação integrada das forças de segurança”, comentou o prefeito Helder Luiz Lazarotto. “Essa iniciativa, com certeza vai trazer maior segurança para nossa população”, conclui.

Policiais civis e militares atuarão em diversos pontos das cidades para promover maior segurança com ações preventivas e repressivas, utilizando patrulhamento aéreo e terrestre, com cães policiais, bloqueios de trânsito, abordagens e fiscalizações de veículos e pessoas. Toda a atividade da Operação Cidade Segura é acompanhada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).