Forças de segurança do Paraná e órgãos da União deflagram a 2ª edição da Operação Safra Segura 21/03/2024 - 16:44

Foi realizado nesta quinta-feira (21), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o lançamento da fase 1 da Operação Safra Segura 2024, sendo esta, a 2ª edição da operação que é realizada pelas forças de segurança do estado do Paraná juntamente a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As atividades, que serão desempenhadas em várias regiões do estado, são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), com envolvimento das polícias Penal, Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e também a Secretaria da Saúde (SESA).

O objetivo da operação é criar uma força-tarefa para fortalecer a orientação e a fiscalização dos veículos de carga, visando diminuir e prevenir acidentes nas estradas. Serão realizados pontos de bloqueios nas rodovias federais e estaduais, com a abordagem de veículos pesados (caminhões), que transportam cargas com destino ao Porto de Paranaguá, com foco na fiscalização de documentos, sinais identificadores dos veículos, dados fiscais, capacidade e vistoria nas cargas, além de outras cabíveis.

A operação será baseada no mapeamento das rotas de safra e horários e locais com incidência de mais acidentes nas rodovias federais e estaduais pelo Paraná. Haverá postos de fiscalização fixos e itinerantes para averiguar as condições de saúde dos motoristas e de mecânica dos veículos.

“A participação da PPPR na Operação Safra Segura tem demasiada importância pois mostra, de fato, uma integração e compartilhamento de operações entre todas as forças de segurança. Estaremos contribuindo por meio de nossos setores operacionais e com cães de faro. A presença em trabalhos integrados aumenta o profissionalismo e o espaço de atuação de uma força da segurança, contribuindo, também, para o crescimento institucional. Esta integração e muito bem vista pela PPPR pois está diretamente ligado para a consolidação e crescimento desta instituição que foi recentemente criada”, destaca o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

“Auxiliamos na fiscalização de caminhões que fazem escoamento da safra até o Porto de Paranaguá. A Polícia Penal conta também com equipe operacional disponível para o recebimento e encaminhamento de pessoas detidas pela PRF, que estejam com mandados de prisão expedidos pelo Poder Judiciário, para as cadeias públicas das regiões onde estão sendo realizadas as etapas da operação”, explica o diretor de segurança penitenciária da PPPR, João Schlemper.

Como será a atuação da Polícia Penal? - A PPPR terá participação fundamental com emprego de cães farejadores e equipes para transporte e escolta de eventuais pessoas detidas com mandado de prisão, sem flagrante delito. Neste primeiro dia de atividades, as ações serão realizadas na cidade de São José dos Pinhais, onde a PPPR terá participação com equipe K9 (operações com cães), da regional administrativa de Guarapuava, além de uma equipe de apoio e escolta do Setor de Operações Especiais (SOE) de Piraquara. Simultaneamente, na cidade de Cascavel, no Oeste do estado, a PPPR participará da operação com uma unidade K9 do SOE de Foz do Iguaçu, além de uma equipe de apoio para escoltas do SOE de Cascavel.

Em outras datas, ações serão realizadas também nas cidades de Guarapuava, Mauá da Serra e São Luiz do Purunã, que contarão também com atividades desempenhadas por unidades K9 e de escoltas da Polícia Penal do Paraná. Demais ações poderão ser ajustadas ao objetivo da operação.

Como foi a atuação da PPPR na edição anterior? - Entre março e abril do ano passado foi realizada a 1ª edição da Operação Safra Segura, totalizando 29 dias de atuação durante a colheita da safra de grãos no estado. A Polícia Penal do Paraná teve atuação com 5 cães farejadores e 14 policiais penais. O trabalho dos cães foi essencial nas inspeções a 170 caminhões, 160 carros, 2 motos e 21 ônibus.

Estimativa de safra 2023/2024 - De acordo com dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), por conta de questões climáticas, houve uma queda de 21% na produção deste ano (2023/2024) em relação ao período de 1ª safra do ano passado (2022/2023), quando foram produzidas 26.673,6 milhões de toneladas de culturas no estado. Para este ano, a estimativa de produção está em 21.122,7 milhões de toneladas, referentes as colheitas de amendoim, arroz irrigado, arroz sequeiro, feijão, milho e soja.