Fotos de mulheres da Penitenciária Feminina do Paraná são expostas em mostra fotográfica 06/10/2015 - 09:00

A partir desta terça-feira (6), o público em geral poderá conhecer um pouco mais sobre a vida de mulheres privadas de liberdade, por meio da exposição fotográfica Realidades Invisíveis, que acontece durante esta semana na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba.

A mostra é resultado de uma ação fotográfica de cunho humanitário realizada na Penitenciária Feminina do Paraná, unidade de regime fechado do Departamento de Execução Penal do Paraná (Depen), pelo movimento social Help-Portrait, em parceria com o Programa Ciência e Transcendência: educação, profissionalização e inserção social, realizado pela universidade no contexto prisional.

Durante sete semanas (de julho a setembro), o Help-Portrait esteve na penitenciária com uma equipe de voluntários atuando em várias áreas: fotografia, maquiagem, cabelo, produção, logística e vídeo. Foram fotografadas 75 internas e participaram 30 voluntários.

O objetivo principal era resgatar a autoestima e a identidade das mulheres por meio de uma ação fotográfica. A partir daí, do reconhecimento de si, abrir caminhos para reflexões pessoais e sociais.

A mostra conta com 12 imagens, que visam desconstruir o estereótipo existente sobre uma mulher presa; e quatro depoimentos, os quais revelam os sentimentos, os sonhos e de que forma elas ainda querem contribuir com a sociedade.

ACEITAÇÃO – Para a detenta A.C.A.S., de 22 anos, presa há um ano e três meses, participar do ensaio fotográfico foi uma oportunidade de se aceitar e enxergar sua própria beleza. “A experiência foi maravilhosa, pude ver em mim uma luz que já estava se apagando”, conta.

Já a presa V.S., de 42 anos, que cumpre pena há dois anos e meio, conta que nunca teve a oportunidade de cuidar da aparência, muito menos ser fotografada dessa maneira. "Agora eu me sinto mais vaidosa e me gosto muito mais. Pretendo sair daqui e continuar a me cuidar", afirma.

HELP-PORTRAIT - Movimento social internacional que entende a fotografia como ferramenta de restauração da identidade, do senso de cidadania e da dignidade de pessoas em vulnerabilidade social. Em Curitiba, o projeto acontece desde 2012 e até agora já atingiu cerca de 900 pessoas, somando 100 voluntários.

Serviço:

Exposição Realidades Invisíveis

Data: de 6 a 8 de outubro (terça a quinta-feira)

Horário: todo o dia

Local: Bloco Azul – PUCPR

Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho – Curitiba

MESA-REDONDA – A experiência vivida durante a produção deste trabalho será compartilhada durante uma mesa-redonda que acontece nesta quarta-feira (7), durante o 23° Seminário de Iniciação Científica da PUCPR, cujo tema este ano é Direitos Humanos.

O debate contará com a participação da diretora da Penitenciária Feminina do Paraná, Rita de Cássia Rodrigues Costa Naumann, que falará sobre o perfil da mulher privada de liberdade e o trabalho socioeducativo e profissionalizante na unidade prisional.

Serviço:
A mulher em situação de risco e de violência: desafios e possibilidades

Data: 7/10 (quarta-feira)

Horário: das 9h30 às 12h

Local: Bloco Azul - PUCPR

GALERIA DE IMAGENS