Grupo de Operações Especiais da Polícia Penal recebe menção honrosa do Poder Legislativo em Maringá 12/12/2023 - 08:35

Em solenidade realizada no Auditório José Henrique Pansanato, da Colônia Penal Industrial de Maringá, neste sábado (09), os integrantes do Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Maringá receberam menção honrosa pelos relevantes serviços prestados no sistema prisional que beneficiam a segurança pública. A menção foi proposta pelo deputado estadual Ricardo Arruda e entregue a 35 policiais que compõem o grupo.

O SOE Maringá iniciou suas atividades em 2015, com a base construída nas dependências da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM). A primeira grande intervenção do grupo foi realizada na Cadeia Pública de Paranavaí, no mesmo ano. A unidade passou por uma rebelião e encontrava-se com a estrutura comprometida, sendo necessário o reforço da segurança e ordem no local. O grupo atuou por seis meses, com materiais emprestados de outras forças e muitas dificuldades, mas a missão foi cumprida com maestria. Hoje, após oito anos, o resultado fica evidente em toda a região, o SOE é respeitado e admirado.

Arruda compartilhou em seu discurso que sempre prestigiou as forças de segurança pública, pois sem o trabalho delas não há paz para a sociedade. “Essa homenagem para vocês é singela pelo tamanho e importância do trabalho de cada um, porém feita com muito carinho e respeito. O meu comprometimento com a Polícia Penal do Paraná não é apenas de fazer homenagens, mas de atender as demandas que vierem até meu gabinete, sendo elas obras, armamentos ou equipamentos. Meu gabinete sempre deixará uma reserva de emendas para atender todos vocês”.

Para o coordenador da PPPR em Maringá, João Victor Fujimoto, a homenagem ratifica a importância da Polícia Penal para a segurança pública do estado: “Democraticamente eleito pelo povo, a menção honrosa proposta pelo deputado representa o reconhecimento da sociedade paranaense aos serviços de excelência prestados por estes honrados servidores”.

À frente do grupo na regional de Maringá está o policial penal e instrutor de cursos César Augusto Pessoa. Durante as homenagens, ele disse que nesta data comemorativa foi incumbido da árdua missão de resumir em poucas palavras uma história de oito anos: “Uma história feita não apenas para um, mas para um grupo de homens honrados, que foram destinados a mudar e a levar a lei a locais inacessíveis em algumas horas da noite. Com a missão a ser feita e um início nada fácil, por vezes essa missão se tornava para alguns, impossível de ser realizada. A sigla é curta. SOE, mas ganhou muito respeito. Hoje, onde o grupo vai e quem nos vê sabe muito bem a força que temos”. Cesar finaliza ainda sua mensagem dizendo: “Nesse momento tão especial, agradeço aos familiares pelo alicerce. Missão dada é missão cumprida”.

Durante as homenagens para o grupo foi passado um vídeo com mensagens gravadas pelas famílias dos integrantes do SOE. As gravações divertiram e emocionaram os presentes na solenidade.