Grupo de Operações Especiais do Depen participa da reunião do Conselho de Segurança de Maringá 22/09/2015 - 14:30

O grupo da Seção de Operações Especiais (SOE), do Departamento de Execução Penal (Depen) do Paraná, participou nesta segunda-feira (21), da reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), realizada na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM).

A pauta da reunião foi a apresentação da metodologia e doutrina de trabalho do grupo SOE. O Chefe da Divisão de Operação e Segurança do Depen (DOS), Humberto Benigno Ferreira Junior, juntamente com os agentes penitenciários Sebastião e Rodrigo, apresentaram a proposta de trabalho e os resultados obtidos no Complexo Penitenciário de Piraquara.

Durante o evento foram apresentados os principais norteadores do grupo especial que são: a preservação da vida, respeito aos direitos humanos, manutenção da ordem e disciplina com o uso de técnicas não letais e escalonamento da força.

O presidente do Conseg, Coronel Antonio Tadeu Rodrigues, falou da importância dessa atuação "a profissionalização do agente penitenciário é fundamental no processo de execução penal, preservando-se vidas e a dignidade dos presos, assim como, a criação do grupo de intervenção do SOE em Maringá, que agora podem atuar no início das crises, evitando-se a morte de pessoas e a destruição do patrimônio público", afirma.

SOE - Os Agentes Penitenciários formados para atuar no SOE já integram o quadro efetivo do Depen, e, passam por processo seletivo para participar do grupo de elite. Eles receberam treinamento em técnicas de intervenção em ambiente prisional, imobilização, gerenciamento de crise, manutenção e manejo de armamento e tiro, direitos humanos, entre outros.

PRESENÇAS - Prestigiaram a reunião, o vice-prefeito de Maringá, Claudio Ferdinandi; a juíza da Vara de Execuções Penais de Maringá, Jane dos Santos Ramos, a promotora, Valéria Seyer ; várias autoridades da segurança, o Comandante do 3º Comando Regional PMPR, Cel. Samir Elias Geha; o Sub-comandante do 4º BPM, Major PM Cardoso; Comandante do Choque do 4º BPM, Tenente Nicola; o Delegado Chefe da 9ª SDP, Osmir Ferreira Neves Junior; o Secretário Municipal de Trânsito e Segurança de Maringá, Tenente Ribeiro, e o Secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança de Maringá, Valdir Pignata; além de diversos membros do Conseg e comunidade.

Também estiveram presentes, além dos agentes integrantes do SOE de Piraquara e Londrina, o agente penitenciário Luciano Brito que esta coordenando o processo de implantação de uma Base do SOE em Maringá, os diretores das unidades penais de Maringá, João Vitor (CCM), Rafael Kawanishi (CPIM), Vaine Gomes (PEM), assim como diversos servidores das unidades de Maringá, e o Diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Paraná, José Roberto das Neves.