Início das atividades do Programa Mãos Amigas em Laranjeiras do Sul fortalece reintegração social e apoio à comunidade 16/10/2025 - 12:29
Nesta quarta-feira (15), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou em conjunto com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul da entrega um veículo modelo Spin, destinado ao transporte dos custodiados e dos equipamentos utilizados nas atividades do Programa Mãos Amigas, uma iniciativa que está sendo implantada no município e que busca promover a reintegração social por meio do trabalho e fortalecer a parceria entre a PPPR e a comunidade local. O veículo e os materiais recebidos garantirão melhores condições de deslocamento e execução dos serviços, assegurando eficiência e segurança no trabalho.
Nesta primeira etapa, quatro pessoas privadas de liberdade (PPL) da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul foram selecionadas para atuar em serviços de manutenção e reparos nos colégios estaduais do município. A iniciativa visa contribuir com a conservação dos espaços escolares, ao mesmo tempo em que oportuniza aos participantes o desenvolvimento de habilidades profissionais e o exercício da responsabilidade social.
O gestor da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, Rogério Gastaldo Goulart, destacou que: “O Programa Mãos Amigas representa uma grande conquista para o sistema prisional e para a sociedade. A utilização da mão de obra prisional em atividades comunitárias é uma forma concreta de promover reinserção social e dignidade às PPL, oferecendo a elas a oportunidade de trabalhar, receber remuneração e obter remição de pena pelo esforço e comprometimento demonstrados. A participação nesse programa exige o cumprimento de diversos critérios, pois é necessário que o apenado já tenha cumprido boa parte da sua condenação, possua bom comportamento, além de ser aprovado em uma avaliação técnica, o que reforça o mérito e o empenho de cada um dos participantes. Esse programa vai muito além da execução de serviços, ele simboliza a reconstrução de trajetórias e a valorização do trabalho como caminho de transformação e reintegração social”, explicou.
“Hoje demos mais um passo na expansão do Mãos Amigas, implantando esse trabalho no núcleo de Laranjeiras do Sul, que trará benefícios para todas os colégios estaduais, pois poderão contar com a mão de obra de PPL para fazer manutenções em geral e melhorias no ambiente escolar. O início está sendo com quatro apenados através de um termo de cooperação, um plano de trabalho que gradativamente, ano a ano, vai ampliando o número de custodiados envolvidos no programa, proporcionando mais agilidade nos serviços prestados nas escolas”, explicou o chefe da Divisão de Programas e Projetos Especiais do Fundepar, Claus Giovani Andrade Marchiori.
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, Adriana Schio de Almeida, também destacou a importância da ação. “O Programa Mãos Amigas é uma iniciativa excepcional, pois contribui diretamente com a manutenção das nossas escolas e, ao mesmo tempo, representa um importante projeto social de inclusão. Trata-se de uma ação que oferece oportunidade, dignidade e reinserção social às pessoas privadas de liberdade, promovendo sua reintegração à sociedade de forma construtiva. Além disso, entendemos que a educação é um trabalho coletivo. Contar com espaços escolares bem estruturados faz toda a diferença para o aprendizado e o bem-estar dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou.
O Programa Mãos Amigas demonstra que a parceria entre o Estado e a comunidade pode gerar resultados concretos e positivos tanto para o sistema prisional quanto para a sociedade.