Jovem é presa em flagrante tentando entrar com substância ilícita em unidade prisional de Cascavel 25/08/2023 - 15:21

Uma mulher de 24 anos foi presa em flagrante por policiais penais da Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho (PETBC) tentando entrar na unidade com 28 gramas de substância análoga à maconha, introduzida nas partes íntimas.

O fato foi registrado na manhã desta sexta-feira (25) durante o procedimento de revista das visitas, no equipamento de escaneamento corporal.

O diretor da PETBC, Sérgio Renato Sarquis, contou que ao ser submetida à revista, no aparelho Body Scan, a jovem apresentou alteração na imagem: “Ela foi questionada pela policial penal que realizava o procedimento e de imediato já confessou que estava transportando a substância. Em local reservado e de forma voluntária ela retirou o invólucro e entregou para a equipe de plantão”, explicou.

A jovem visitaria o namorado que está privado de liberdade e custodiado na PETBC. Segundo a direção, ela já foi proibida de entrar na unidade outras duas vezes por apresentar alteração de imagem durante o escaneamento corporal.

O chefe da Divisão de Segurança e Disciplina da PETBC, Elton Paulo Estevão, explica que a capacitação constante dos policiais penais é o fator primordial para coibir o crime nas unidades penitenciárias.

“Recentemente, tivemos um curso que habilitou nossos policiais penais para operar a máquina de escaneamento corporal. Essa qualificação é importantíssima, pois alia conhecimento ao combate ao crime”, contou.

O coordenador regional da Polícia Penal em Cascavel, Thiago Correia, explica que o aparelho de escaneamento corporal é uma tecnologia de extrema importância no combate ao crime: “O equipamento serve para garantir o direito da pessoa privada de liberdade em receber visita, conforme a Lei de Execução Penal. Ele permite o fim da revista vexatória, atendendo uma lei estadual aprovada em 2016 no Paraná e respeita a resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP)”, disse.

A jovem flagrada com a substância foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Cascavel, onde o caso foi registrado. Ela deverá ser autuada pelo crime de tráfico de drogas e terá a credencial de visitação suspensa pela Polícia Penal.