Maio Amarelo: Polícia Penal do Paraná promove ações de educação no trânsito e prevenção de acidentes 04/05/2023 - 16:23

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), iniciou nesta semana as atividades em referência ao Maio Amarelo. A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), através do Núcleo de Instrução Veicular, desenvolveu diferentes ações voltadas à conscientização da segurança viária, auxiliando no principal propósito da campanha: redução de índices de acidentes, óbitos e feridos no trânsito.

No primeiro evento, na cidade de Guarapuava nesta terça-feira (02), a Polícia Penal participou de uma blitz educativa, com apoio da Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Trânsito.

A ação, de caráter exclusivamente orientativo sem punição, tem o objetivo de conscientizar a população sobre as leis de trânsito. Cerca de 800 veículos foram abordados. A ação ocorrerá toda terça-feira do mês de maio em diferentes locais da cidade.

Na quarta-feira (03), em Curitiba, ocorreram palestras direcionadas somente aos servidores no Memorial da Segurança no Transporte no Brasil, sobre mudança comportamental de condutores veiculares e tecnologias de segurança viária nas viaturas da instituição. Logo após, os servidores puderam ter uma visitação guiada ao memorial.

No final de semana, a partir das 9h de sábado (06), no Memorial da Segurança no Transporte no Brasil, ocorrerá uma palestra aberta à comunidade e familiares de servidores sobre segurança viária, com visitação guiada ao memorial.

Já na cidade de Maringá, também haverão palestras sobre o tema para os servidores lotados na metrópole e comunidade.

O diretor-adjunto da PPPR, Mauricio Ferracini, ressalta que devido aos profissionais da segurança pública estarem em contato com o trânsito e sociedade, devem sempre trabalhar de forma consciente, com atenção e muito cuidado.

“Todos os setores operacionais e administrativos utilizam veículos policiais, reforçando a imagem da Polícia Penal através da postura dos condutores. Por isso, o nosso foco nesta campanha é trabalhar a conscientização do uso correto e legal das viaturas da instituição, além da conduta adequada no trânsito. Colaborando, dessa forma, para a segurança viária do país”. 

O diretor da Espen, Rodrigo Alves Favaro, afirma que a campanha do Maio Amarelo é de extrema relevância para o sistema prisional, porque os policiais penais são responsáveis por todas as movimentações de pessoas privadas de liberdade entre unidades e cidades.

“Todo esse trabalho, atribuído integralmente há pouco tempo para a instituição, envolve deslocamento. Então temos essa responsabilidade com o trânsito, com os apenados custodiados pelo Paraná e com a sociedade”, complementa. 

Segundo o policial penal instrutor de direção veicular, Paulo Henrique Munhoz, a complexidade do trânsito dos grandes centros exige uma revisão comportamental em todos os níveis de participação, desde o motorista até o pedestre.

“A nossa principal missão é preparar policiais para operar nas mais diversas condições de trânsito, e para isso, os preceitos de segurança viária devem nortear nosso trabalho. Portanto, devem ser amplamente divulgados em campanhas como esta e constantemente reforçados dentro da instituição”.

 

MAIO AMARELO – O mês de maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção e segurança no trânsito. Foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias.

Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade em geral.

O amarelo foi escolhido por simbolizar a atenção no trânsito e também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU definiu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro até 2030.

O lema da campanha neste ano é “No trânsito, escolha a vida”.

 

GALERIA DE IMAGENS