Monitorado que integra projeto da Polícia Penal é condecorado com Medalha do Mérito Bombeiro Militar em Cascavel 31/07/2023 - 16:20

Um monitorado do Projeto Trabalhando a Liberdade com Dignidade, da Polícia Penal do Paraná (PPPR), foi agraciado com a Medalha do Mérito Bombeiro Militar da Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil. A cerimônia que concedeu a honraria aconteceu no último sábado (29), no Teatro Municipal de Cascavel, no Oeste do Paraná.

O homem de 56 anos presta serviços de conservação e manutenção na sede do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (CRBM), em Cascavel, e foi indicado para receber a honraria pelo Tenente Coronel Antônio Schinda, comandante do CRBM.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, esta condecoração demonstra a efetividade do tratamento penal desenvolvido no Estado do Paraná.

“Esta é uma ação que demostra a importância do trabalho de ressocialização que a Polícia Penal faz hoje com os apenados. Uma medalha desta, disponibilizada por outra instituição a uma pessoa privada de liberdade, mostra que a corporação de bombeiros de Cascavel entendeu que o trabalho desta pessoa é digno e de alta importância, indo de encontro com o que preza o tratamento penal”, disse.

O major do Corpo de Bombeiros, Murilo Sinque de Paula, explica que a honraria se destina as pessoas que se destacam pela dedicação, capacidade profissional e relevantes trabalhos prestados à comunidade.

“Ele realiza um trabalho excepcional e acima da média. É muito meticuloso e cuidadoso nas missões que lhes foram atribuídas. Ele tem contribuído significativamente para a manutenção e limpeza das instalações do Comando Regional e por isso foi indicado pelo comandante do 3º CRBM”, conta.

O coordenador regional da PPPR, em Cascavel, Thiago Correia, explica que o Projeto Trabalhando a Liberdade com Dignidade, concede prisão domiciliar com monitoração eletrônica às pessoas privadas de liberdade (PPLs), criteriosamente triadas. Todos os integrantes da proposta são designados para atuar em instituições públicas ou privadas conveniadas com a Polícia Penal.

“Recebemos com muita alegria a notícia da honraria a um dos nossos monitorados. Isso demonstra que estamos no caminho certo, permitindo a modernização do sistema prisional na região de Cascavel. Esse é mais um dos vários exemplos que a ressocialização ou a socialização tem dado certo”, disse.

Para o gestor do projeto, Sérgio Vicente da Silva, a indicação é o resultado do ótimo trabalho desenvolvido pelo corpo técnico, por todos os servidores e colaboradores do Complexo Social de Cascavel. O Trabalhando a Liberdade com Dignidade existe há dois anos e já atendeu aproximadamente 300 monitorados.

“Atualmente são 83 pessoas em liberdade assistida que integram a proposta. Fico extremamente feliz com o resultado alcançado por um dos nossos monitorados, com a honraria dessa medalha. É o reconhecimento, não só dos monitorados, mas de toda nossa equipe. Significa que estamos fazendo nosso trabalho de uma forma correta, coerente e condizente com objetivos do projeto”, afirmou.

“Felicidade” diz o monitorado que recebeu a medalha ao agradecer pela honraria.

“Agradeço ao Corpo de Bombeiros por me oportunizar o trabalho. Desenvolvo minhas atividades e tenho a liberdade de trabalhar e fazer aquilo que é necessário para manter o local conservado. Agradeço ao comandante Antônio Schinda que me indicou para essa homenagem. Meu sentimento é de muita alegria e isso me põe na obrigação de ser mais comprometido ainda”, afirmou.

Medalhística Militar

A Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil é uma Associação sem fins lucrativos defensora dos interesses coletivos, que tem por finalidade exteriorizar o reconhecimento as personalidades cujas ações tenham significativamente contribuído ou venham contribuir para o bom desenvolvimento ou estreitamento entre civis e militares concorrendo para melhor integração da sociedade.

A honraria concedida pela Academia servirá para enaltecer Militares das Forças Armadas, Policiais Militares e Civis, brasileiros ou estrangeiros, que tenham atuado de forma destacada para a consolidação e o desenvolvimento das relações de Humanidade e Fraternidade.

Projeto Trabalhando a Liberdade com Dignidade

A proposta, pioneira na região Oeste, é desenvolvida pela Polícia Penal do Paraná por meio do Complexo Social de Cascavel, em parceria com a Vara de Execução Penal da cidade e o Ministério Público.

As pessoas privadas de liberdade do projeto são inseridas em prisão domiciliar e alocadas em canteiros de trabalho remunerados indicados pelo Complexo Social, por meio de convênios nas esferas pública e privada.