Monitorados e egressos do sistema penal de Cascavel prestam o Vestibular 2023 da Unioeste 09/02/2023 - 16:38

Dezesseis monitorados e quatro egressos, todos atendidos pelo Complexo Social da Polícia Penal de Cascavel participaram, no último domingo, (05) do Concurso Vestibular 2023 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A prova tem como base as disciplinas que compõe o currículo do Ensino Médio e foi aplicada por fiscais, na própria estrutura do Complexo Social. São 77 questões: sete de cada matéria, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, Matemática, Português, Sociologia e Química. Além da redação.

O Coordenador Regional da Polícia Penal em Cascavel, Thiago Correia, explica que que a iniciativa representa uma nova etapa no sistema penitenciário do Paraná.

“Quando permitimos tratamento penal para reintegrar pessoas na sociedade, não se pode esperar outro resultado. Não temos dúvidas de que a educação é o principal meio de transformação de vidas”, conta.

Já o diretor do Complexo Social de Cascavel, Sérgio Vicente, acompanhou a aplicação das avaliações e destacou a importância de monitorados e egressos participarem do concurso.

“É uma oportunidade única e que deve ser aproveitada. Isso vai interferir de forma positiva na vida deles, dos familiares e claro, da sociedade. É extremamente importante que eles adquiram conhecimento. Agradecemos a Unioeste parceira de longa data nas ações do Complexo Social”, destaca.

Entre os cursos escolhidos pelos monitorados e egressos estão administração, pedagogia, ciências econômicas, ciências biológicas e matemática. Um dos participantes do vestibular agradeceu a oportunidade e ressaltou a importância do trabalho dos profissionais de Complexo Social que permitem a mudança por meio do tratamento penal.

“É muito importante este voto de confiança que estamos recebendo, pois é muito difícil as barreiras que precisamos romper após deixar o sistema prisional. É uma nova tentativa de buscar novos caminhos, crescer por meio do conhecimento e atingir a mudança de vida”, afirmou.

AULA DE REDAÇÃO - Os inscritos no Vestibular 2023 da Unioeste, participaram na sexta-feira (03), de um ‘aulão’ de redação.

A aula foi ministrada pela professora Raquel Schandeski de Souza, graduada em jornalismo, letras/libras e mestranda de Educação pela Unioeste. Raquel atua com a disciplina no cursinho pré-vestibular da Unioeste e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ela explica que a prova de redação é uma das mais temidas, pois um texto mal produzido, pode refletir negativamente no resultado da prova.

“Foi uma aula bem tranquila, bastante focada e com muita participação. Fiquei bastante feliz em poder compartilhar meu conhecimento com os assistidos pelo Complexo Social e espero que todos se saiam bem no vestibular”, disse.

A pedagoga do Complexo Social de Cascavel, Elisane Meneses, fala da importância do trabalho de toda a equipe.

“A cada dia me surpreendo com a diferença que a educação faz na vida das pessoas. Essas pessoas não tiveram a oportunidade de ter acesso à educação antes, agora nós podemos proporcionar isso a elas”, finaliza.

RESULTADO - Os gabaritos provisórios foram divulgados ainda no domingo. Conforme o cronograma o gabarito definitivo e a resposta aos recursos estão previstas para o dia 27 de fevereiro. Já a resultado do vestibular 2023 deve sair no dia 03 de março.