Novembro Azul: ações em prol da saúde masculina são realizadas na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão 24/11/2025 - 16:21
Na última quarta (19) e quinta-feira (20), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) promoveu uma roda de conversa sobre saúde masculina na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) em alusão à campanha Novembro Azul, de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Foram abordados assuntos diversos, entre eles, a importância dos cuidados com a saúde física e mental, a fim de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida.
O coordenador regional da PPPR em Francisco Beltrão, Marcos Andrade, destaca que eventos como este proporcionam reflexão e alerta aos servidores sobre a importância de cuidar da saúde do corpo e da mente. “Os homens se preocupam tanto em trabalhar e realizar suas atividades, mas muitas vezes acabam deixando de lado as questões de cuidado com a saúde, que é primordial. Essa roda de conversa com troca de informações foi, também, uma quebra de rotina, na qual os servidores puderam participar, tirar suas dúvidas e refletir sobre o autocuidado”, disse.
No primeiro dia, o médico urologista Luis Fernando Dip falou aos policiais penais e aos monitores de ressocialização prisional (MRP) sobre assuntos relacionados ao câncer de próstata e impotência sexual, esclarecendo dúvidas sobre a eficácia dos exames de sangue e de toque, entre outros assuntos de maneira leve e descontraída. Já no segundo dia, a acadêmica do curso de medicina, Louise Antonieta Milani Rodrigues, falou com os servidores e funcionários terceirizados da unidade, integrantes do Complexo Social e da coordenação regional, além de pessoas privadas de liberdade (PPL) na faixa etária público-alvo das campanhas de saúde do homem, sobre a importância de exercícios físicos, boa alimentação, noites bem-dormidas e ações prazerosas para que a saúde mental das pessoas também esteja em dia.
O médico Luis Fernando Dip destacou a importância de conscientizar as pessoas sobre os pilares da saúde. Ele também elogiou o método utilizado na dinâmica com os servidores. “A gente precisa conscientizar as pessoas sobre os cuidados que elas precisam ter com a saúde física, mental, espiritual e cuidados com as emoções, são pilares fundamentais para ter equilíbrio na vida e buscar a plenitude e prosperidade. Gostaria de parabenizar a PPPR pela iniciativa, pois foi muito produtivo o evento. Eles interagiram bastante e trouxeram perguntas bastante importantes e complexas”, afirmou.
A acadêmica de medicina, Louise Antonieta Milani Rodrigues, ressaltou que é importante realizar cada vez mais eventos como este para que todos os envolvidos, como os colaboradores no sistema prisional, também sejam cuidados. Ela destacou também a importância dos cuidados com a saúde mental, sobretudo no ambiente penitenciário. “Eu atuei por um período aqui na PEFB atendendo como estagiária na enfermaria. Entre os privados de liberdade e funcionários da unidade, eles vinham até mim com inúmeras questões relacionadas a próstata, hipertensão, diabetes, saúde mental, entre outras. São questões necessárias a serem abordadas na sociedade para que o homem procure cada vez mais o sistema de saúde e a gente consiga trabalhar de maneira preventiva com este público. Fiquei muito satisfeita com este evento pois a informação chegou até eles de uma maneira didática. É importante que ocorram esses encontros para que as pessoas que cuidam também sejam cuidadas, como é o caso dos policiais penais e monitores de ressocialização”, explicou. “A saúde mental é extremamente importante para os funcionários das unidades penais, até por ser um ambiente mais tenso, um lugar onde é preciso ter mais cuidados, por isso a importância destas ações que fogem da rotina, para que os servidores e funcionários terceirizados reflitam mais”, completou Louise.
O evento foi organizado pelo setor de saúde da regional administrativa da PPPR de Francisco Beltrão e pelo programa de Atenção à Saúde do Servidor. A enfermeira Maria Techy ressalta que o evento é uma sequência do Outubro Rosa e que “cuidar de quem cuida” é uma das premissas do setor. “Nós enquanto profissionais da saúde nos preocupamos muito com os colegas policiais penais e monitores de ressocialização, pessoas que cuidam de outras pessoas. É de extrema importância que os homens tenham conhecimento sobre as questões de saúde, pois é difícil prevenir algo que não se conhece. Conhecimento e esclarecimento são fundamentais para que a pessoa se conheça e se cuide preventivamente, para que tenhamos colegas de trabalho saudáveis nas unidades penais”, finalizou.
Novembro Azul - O movimento Novembro Azul teve início em 2003 na Austrália com o Movember, mistura de moustache e november (bigode e novembro em inglês, respectivamente) onde homens deixavam o bigode crescer para alertar sobre questões de saúde masculina. No Brasil, a campanha chegou em 2008 com o Instituto Lado a Lado pela Vida, lançando a Campanha “Um Toque, Um Drible” aproveitando-se da força do futebol para alertar os homens e, desde 2011, a campanha é realizada anual e periodicamente no mês de novembro (uma época chegou a ser feita em agosto por conta do Dia dos Pais) e visa quebrar tabus e incentivar os homens a procurarem exames preventivos, sendo o câncer de próstata o foco principal. Atualmente, a campanha tem o apoio de diversas entidades da área da saúde, como o Instituto Lado a Lado pela Vida, a Sociedade Brasileira de Urologia e o INCA, sendo o Novembro Azul o maior movimento de conscientização sobre a saúde do homem no Brasil, abrangendo o câncer de próstata e outras questões de saúde masculina.





















