Novos membros do Ministério Público realizam visita ao Centro de Integração Social 15/02/2023 - 17:04

Nos dias 03 e 10 de fevereiro, os promotores de justiça Marcelo Adolfo Rodrigues e Stella Maria Flores Floriani Burda, acompanharam 14 novos membros do Ministério Público em visita, para conhecer o Centro de Integração Social de Piraquara.

A visita faz parte da formação dos novos membros fora das salas de aula, apresentando in loco uma unidade que demonstra o potencial de ressocialização do sistema prisional do Paraná.

Por se tratar de uma unidade nova e com uma proposta voltada à ressocialização da pessoa privada de liberdade, ainda é uma realidade pouco conhecida por outras instituições.

Marilu Katia da Costa, diretora do Centro de Integração Social (CIS), falou sobre a importância de abrir as portas do CIS para que seja de amplo conhecimento o trabalho desempenhado na unidade.

“O CIS é um modelo diferenciado de unidade de progressão feminina. Nesta unidade, o tratamento penal dessas mulheres é oferecido para que elas tenham o desenvolvimento em todas as esferas da demanda feminina. Atuamos no resgate de vínculo com a família, no desenvolvimento educacional, profissional, psicológico e, também, no espiritual. As visitas de outras instituições, são de extrema importância para que todos saibam que existe um trabalho sério e diferenciado na preparação da porta de saída dessas pessoas privadas de liberdade”, contou

As unidades de progressão e o trabalho realizado nestas unidades, evidenciam a evolução e o compromisso da Polícia Penal em contribuir com a sociedade no trabalho de custódia e ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

O CIS possui como característica ser uma unidade de saída do sistema penitenciário, que condiciona cada pessoa privada de liberdade a retornar à sociedade com experiências profissionalizantes e vivências positivas. Além disso, também trabalha para restaurar todo o vínculo afetivo da apenada com a família, como uma forma de assegurar um retorno com um círculo social diferente do anterior.

Contando com o auxílio de diversos parceiros, a unidade prisional garante ocupação em tempo integral a todas as apenadas por meio da oferta de atividades e cursos de todas as etapas de ensino – desde o básico até a graduação – com atualmente 100% das apenadas em estudo. São ofertadas também oportunidades de capacitação profissional em diferentes segmentos, sendo cerca de 70% das mulheres em atividades laborais.

A promotora Stella Maria prestou seus agradecimentos à equipe do CIS e à Polícia Penal, “Eu gostaria de agradecer a Direção do CIS e a recepção que fizeram aos nossos e promotores e ao Dr. Marcelo do CAOP, e parabenizar porque é um trabalho incrível que vocês fazem, um capricho, enfim, um trabalho que é exemplo e tenho certeza que os promotores novos vão sair com uma imagem do trabalho da Polícia Penal e do trabalho do policial penal bem diferente do que eles imaginavam que poderia ser”, disse.