Operação Fronteiras e Divisas Integradas: Polícia Penal do Paraná realiza inspeção simultânea em quatro unidade prisionais do Estado 18/05/2023 - 10:55

Na última segunda-feira (15), as equipes do Setor de Operações Especiais (SOE), Setor de Escolta Prisional (SEP) e Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias (Goap) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizaram a inspeção simultânea das unidades prisionais localizadas nas fronteiras do Estado: Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho, Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu, Penitenciária Estadual de Guaíra e Cadeia Pública de Paranaguá.

A ação, que faz parte da Operação Fronteiras e Divisas Integradas, contou com a participação de 95 policiais penais das equipes táticas e das unidades, além do apoio de cães de faro e drones para as revistas estruturais, patrulhamento de possíveis rotas de fuga, túneis e existência de materiais não permitidos no interior das celas. Obteve a movimentação de 1.782 pessoas privadas de liberdade.

A equipe da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) da PPPR realizou a fiscalização de apenados em monitoração eletrônica, contando com seis operadores e seis policiais penais que atuaram na identificação de quatro monitorados em situação de descumprimento, e com dois mandados de prisão expedidos.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Mauricio Ferracini, destaca a importância da participação da instituição na operação conjunta.

“Consideramos de grande importância o convite recebido pela Secretaria da Segurança Pública do Estado do Paraná para a participação dos policiais penais na operação, que a cada dia se consolida como um significativo pilar das forças de segurança do Estado e potencializando as ações desenvolvidas no território paranaense”, ressalta.

“A participação da Polícia Penal na Operação Fronteira e Divisas Integradas 2023, organizada pela SESP, apresentou como resultado o cumprimento de mandados de prisão na cidade de Paranaguá em decorrência do descumprimento no uso de tornozeleiras eletrônicas, além da efetivação de revistas estruturais nas quatro unidades prisionais localizadas nas regiões fronteiriças”, reforçou o diretor de segurança da Polícia Penal, Marcos Roberto Leal Quadros.

O chefe da Divisão de Operações de Segurança (DOS), Sidnei de Souza Geraldino, afirma que: “A participação da Polícia Penal em ações conjuntas evidencia sua atuação na segurança pública, na parte que nos compete, que são nos âmbitos intramuros e pós-cumprimento de pena. É muito gratificante enxergar que nosso trabalho é de extrema valia”.

OPERAÇÃO FRONTEIRAS E DIVISAS INTEGRADAS – A operação, lançada neste sábado (13) em Paranaguá, no Paraná, visa combater crimes transfronteiriços no Brasil, atuando no combate ao tráfico de armas, drogas, contrabando, descaminho, roubo e furto de cargas, além de atividades de roubos em estabelecimentos bancários. Ela é fruto de articulação entre as forças policiais do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Milhares de policiais atuarão em diversos pontos de bloqueios nas divisas dos estados.

A operação atua no patrulhamento marítimo, aéreo, ambiental e em rodovias, prevendo abordagens a veículos e embarcações, identificação e monitoramento de foragidos e ações de repressão qualificada. No Paraná, a coordenação operacional é da Secretaria de Segurança Pública.