Operação Luperco – Polícia Penal apresenta fechamento da ação com resultado positivo 24/02/2023 - 14:02

Entre os dias 15 e 22 de fevereiro, a Polícia Penal do Paraná, realizou a Operação Luperco nas Cadeias Públicas e Penitenciárias, em 70 municípios das nove regionais do Estado.

A ação preventiva, teve como objetivo, intensificar as medidas de segurança e, incluiu revistas pessoais e estruturais, rondas, buscas por objetos ilícitos, túneis e averiguação de possíveis rotas de fuga.

Fizeram parte das ações 5.711, agentes de segurança, entre eles, os policiais penais do Setor de Operações Especiais (SOE), os policiais penais das unidades vistoriadas, Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), monitores de ressocialização e, para reforçar a segurança externa das unidades, também participaram da Operação o Setor de Escolta Prisional e Setor de Segurança Externa, além do apoio recebido das polícias Civil e Militar.

Durante a operação, a segurança das muralhas foi reforçada por aeronaves remotamente pilotadas (RPAs), que prestaram suporte às equipes de ronda, e a Divisão de Monitoração Eletrônica fez acompanhamento virtual de possíveis pessoas privadas de liberdade que estavam em descumprindo as normas de uso da tornozeleira eletrônica, nas proximidades das unidades prisionais.

Para a realização dos procedimentos de vistoria, foi necessária a movimentação interna de 46.219 pessoas privadas de liberdade.

O diretor de segurança da Polícia Penal, Rogério Orem, explicou qual a finalidade desse tipo de operação.

“O principal objetivo da Operação Luperco, deflagrada pela Polícia Penal, foi a fiscalização e o procedimento de saturação nas revistas estruturais das unidades penais. Como planejamento da Divisão de Operações de Segurança, as ações ocorreram em todas as unidades penais e cadeias públicas do Estado Paraná. A ação foi executada pelo Setor de Operações Especiais (SOE), com total apoio das coordenações regionais, chefes de cadeias públicas e gestores de todas unidades. A ação contou, também, com a participação da Polícia Militar e Polícia Civil, que realizaram patrulhamento nas áreas próximas as unidades prisionais, além do apoio do helicóptero da Polícia Militar na fiscalização aérea dos complexos”, contou.