Operação Paraná Monitorado tem mais uma etapa concluída, em Araucária 18/08/2025 - 16:42

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) concluiu na sexta-feira (15), mais uma etapa da segunda edição da Operação Paraná Monitorado, em Araucária. As ações têm como objetivo fiscalizar pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica e cumprir mandados de prisão em casos de descumprimento das condições impostas pelo regime.
Iniciada no dia 11 pela Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), contou com apoio do Setor de Operações Especiais (SOE) e do Setor de Operações Táticas (SOT) da PPPR, além da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Guarda Municipal de Araucária (GMA). A ação resultou no cumprimento de oito mandados de prisão e na realização de 59 fiscalizações de monitorados em regime semiaberto harmonizado.
Nessas abordagens, foram identificados descumprimentos como permanência em locais sem sinal de GPS, desligamento da tornozeleira por falta de bateria e desrespeito a áreas de inclusão domiciliar e horários estabelecidos pela Justiça.
O estado do Paraná conta atualmente com cerca de 18 mil pessoas monitoradas eletronicamente, sendo 211 no município de Araucária. E, para o chefe da DME, Cláudio Xavier, o trabalho da Polícia Penal tem se mostrado eficiente para reduzir os índices de descumprimento da monitoração eletrônica.
"A cada operação conseguimos ampliar as fiscalizações e reforçar a responsabilidade dos monitorados em cumprir as condições impostas pela Justiça. O objetivo é garantir a segurança da sociedade e, ao mesmo tempo, manter a possibilidade de reintegração social daqueles que cumprem corretamente as regras do monitoramento”, pontuou.