Operação Unidade Controlada: equipes da Polícia Penal realizam ação na PEF II, em Foz do Iguaçu 22/02/2024 - 15:12

Várias equipes do Setor de Operações Especiais (SOE), da Polícia Penal do Paraná (PPPR), foram mobilizadas nesta quinta-feira (22) para execução da Operação Unidade Controlada, realizada nesta ocasião na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II), no Oeste do estado. Trata-se de um plano de ação para revista geral, objetivando retirar todos os custodiados das celas para procedimento de inspeção minuciosa em toda a estrutura física da unidade na procura por materiais e objetos não permitidos. Além do efetivo do SOE de Foz do Iguaçu, foram deslocadas viaturas de outras regiões do estado, cada uma com 4 policiais penais, das unidades do SOE de Piraquara, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Francisco Beltrão e Cascavel.

A PEF II conta atualmente com 947 pessoas privadas de liberdade (PPL), sendo dois blocos com 16 galerias e 144 celas. Além do efetivo total de 43 policiais do SOE, outros 6 policiais penais que atuam na PEF II e 27 monitores de ressocialização, a PPPR atuou também com 3 agentes caninos para intensificar as buscas através do faro dos cães. Esta técnica, já bastante estabelecida dentro da Polícia Penal, proporciona maior assertividade e precisão na busca por materiais ilícitos.

“Esta é uma ação realizada constantemente pela Polícia Penal do Paraná e hoje está sendo executada em Foz do Iguaçu. O objetivo é a manutenção da ordem no interior da unidade, fortalecendo a segurança e o controle dos conflitos internos. A PPPR não mede esforços para atuar no combate ao crime, demonstrando total comprometimento com a segurança pública e o Governo do Estado do Paraná”, explica o diretor de segurança penitenciária, João Schlemper.

“A PEF II segue sendo uma unidade exemplar de tratamento penal, segura, bem controlada e administrada pela equipe de gestão. Basta andar pelos corredores e alojamentos, onde temos um ambiente limpo, salubre, iluminado e bem conservado. Trata-se de um ambiente digno e com plenas condições de realizar o processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade”, enfatiza o diretor da regional administrativa da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo.

O chefe da Divisão de Operações de Segurança da PPPR, Sidnei de Souza Geraldino, explica que o apoio prestado pelo SOE garante a segurança enquanto a unidade é revistada. “Isso proporciona efetividade e alinhamento operacional a fim de que a doutrina dos procedimentos sejam realizados de forma adequada, contribuindo com a manutenção da ordem, disciplina e padronização dos procedimentos no âmbito das operações especiais da Polícia Penal”, finaliza.

As atividades foram conduzidas de maneira controlada das 7h às 14h30, sem qualquer intervenção por parte dos apenados, nenhum incidente registrado e sem apreensões.