Operação Verão Maior Paraná: Polícia Penal destaca inovações e atividades integradas nas Exposições das Forças de Segurança 05/02/2024 - 11:59

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) encerrou no último fim de semana a sua participação nos ciclos de exposições das forças de segurança, na Operação Verão Maior Paraná. As atividades foram organizadas pela Secretaria Estadual da Segurança Pública do Paraná (Sesp), com o objetivo de levar aos veranistas um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições que integram a Secretaria. Ao todo, foram realizadas 10 exposições em diferentes cidades e balneários do litoral paranaense, alcançando diversos públicos. O ciclo itinerante teve início no dia 29 de dezembro do ano passado e se encerrou no último dia 03 de janeiro.

Marcos Soares, policial penal que atua na coordenação da Operação Verão Maior pela PPPR, explicou a importância da integração das forças para a sociedade: “Um dos objetivos da Operação Verão é reforçar a segurança no litoral, além de apresentar ao público o trabalho de cada força de segurança. A Polícia Penal do Paraná participou de várias atividades integradas, exposições e ações. É uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho, levando para a sociedade o que é e faz a Polícia Penal”.

Durante as exposições, os visitantes puderam conhecer os equipamentos usados no dia a dia da profissão, armamentos, tecnologias não letais empregadas no sistema penitenciário paranaense e as novas tecnologias do Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias (Goap): “Drones com visão térmica, noturna, de última geração que auxiliam na proteção e na segurança dos complexos penitenciários e unidades prisionais do Paraná. Trouxemos para a população conhecer os equipamentos que a Polícia Penal dispõe com o apoio da Secretaria da Segurança Pública e da direção da Polícia Penal”, disse o chefe do Goap, Vinicius Vieira Pedroso.

O tratamento penal também esteve em foco. Itens produzidos dentro das unidades prisionais do Estado, por meio de convênios com empresas ou projetos sociais, chamaram a atenção do público: “Trouxemos produções das unidades da regional de Guarapuava, como camisetas, sapatos, botas de proteção individual, produtos de artesanato, marcenaria, troféus, enfim, vários trabalhos desenvolvidos dentro das penitenciárias e cadeias públicas que possibilitam a redução de pena e a qualificação às pessoas privadas de liberdade”, explicou a policial penal Luciana Belinski.

Além disso, a PPPR também expôs as viaturas usadas pelo Setor de Escolta Prisional (SEP) para as transferências de pessoas privadas de liberdade, viatura humanizada para o transporte de apenadas gestantes, por meio da Política de Atenção às Mulheres, e a van da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), concebida por meio de recursos da Justiça Federal.

Dona Rosana do Rocio foi uma das pessoas que passou pelos estandes e ficou impressionada ao conhecer os trabalhos da Polícia Penal: “Fiquei surpresa, pois descobri que no Paraná o preso trabalha dentro das unidades. Muito bom saber que ele está produzindo como forma de aprender uma profissão e ter um trabalho digno.”

As crianças que visitaram a exposição receberam pelúcias feitas por apenados de Cascavel a partir de resíduos têxteis. Também houve muita recreação com as equipes da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen): “Montamos um circuito onde a criança recebeu um crachá, passou por uma série de atividades e foi progredindo até o último desafio, que era montar o quebra-cabeça do Luke, o cãozinho mascote da Polícia Penal. Quem conseguiu concluir todas as atividades ganhou brindes”, contou a diretora da Espen, Josiane Scremin.

PÉ NA AREIA – Além das exposições, a Polícia Penal também participou da ação "Pé na Areia", organizada pela equipe do Verão Maior Paraná, com o objetivo de levar serviços e entretenimento aos veranistas. A PPPR esteve presente em quatro ações que tiveram uma média de mais de mil visitantes. Nessa atividade, além de expor equipamentos e tecnologias da PPPR, as crianças receberam pulseiras com o nome e telefone dos pais para evitar desaparecimentos na praia. Também houve a distribuição de bonequinhas de fuxico e pelúcias, produzidas nas unidades da regional de Cascavel por meio do Projeto Educar para o Futuro, uma parceria com o Conselho da Comunidade local.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.