Operação integrada resulta em 26 prisões e reforça a atuação da Polícia Penal do Paraná 31/07/2025 - 17:07
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou ativamente da fase II da Operação Garantia da Lei e da Ordem, realizada entre os dias 29 e 31 de julho, em ação conjunta com a Polícia Civil e Polícia Militar do Estado. A atuação da PPPR concentrou-se na fiscalização de pessoas monitoradas por tornozeleiras eletrônicas e no cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça contra monitorados em situação de descumprimento das regras impostas pelo Judiciário.
O objetivo da operação é prevenir crimes, reduzir ações delituosas e manter a ordem pública, fortalecendo a sensação de segurança da população por meio de ações integradas entre os órgãos de segurança do Paraná.
Nesta fase, foram cumpridos 21 mandados de prisão e 5 pessoas foram presas em flagrante. Também foram apreendidas quatro câmeras de vigilância clandestinas, que vinham sendo utilizadas por criminosos para acompanhar a movimentação de viaturas policiais nas áreas monitoradas.
“Atuamos de forma integrada com as demais forças de segurança e reforçamos o nosso compromisso com a paz social e o cumprimento da lei. A Polícia Penal teve papel essencial no cumprimento de mandados de prisão de criminosos já condenados, principalmente nos casos em que pessoas monitoradas estavam em descumprimento no uso das tornozeleiras eletrônicas. Nossa missão é clara: localizar, prender e garantir que cumpram suas penas”, destacou o diretor de segurança penitenciária da PPPR, Marcos Antonio de Paula.
“Essa operação mostra, mais uma vez, que a união das forças é o caminho para resultados efetivos. O trabalho coordenado da Polícia Penal do Paraná com a Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos parceiros reforça que o Estado está presente, forte e atuante”, completou Marcos.
A Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) da PPPR foi responsável pela identificação de mandados expedidos, bem como pela fiscalização e atendimento aos monitorados, especialmente os que apresentavam condutas irregulares. Já a Divisão de Operações de Segurança (DOS) prestou apoio nas ações de saturação e controle de área, além de garantir a escolta e transporte dos indivíduos detidos durante os cumprimentos dos mandados.
“A Operação Garantia da Lei e da Ordem é uma ação integrada entre as forças de segurança, que demonstra a efetividade da Secretaria de Estado da Segurança Pública e traz tranquilidade para a sociedade paranaense. O ponto focal nesta fase foram as regiões dos bairros Boqueirão, Bairro Alto e Pantanal”, explicou o chefe da DME da PPPR, Cláudio Xavier.
Todos os detidos foram encaminhados à Cadeia Pública de Curitiba e deverão cumprir suas penas em regime fechado, conforme determinação judicial.
A atuação integrada das forças reforça o papel estratégico da PPPR na execução penal e no apoio à segurança pública, em sintonia com as diretrizes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e do sistema de justiça.