PPPR forma 37 apenados no ensino fundamental e médio e inaugura telecentro na PEF II, em Foz do Iguaçu 11/12/2025 - 08:28
Na manhã desta terça-feira (9), a Polícia Penal do Paraná (PPPR), em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebja) Helena Kolody, realizou uma cerimônia de formatura para pessoas privadas de liberdade (PPL) que concluíram etapas do Ensino Fundamental e Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II). Foram certificados 37 internos, sendo 16 no ensino fundamental fase I, 13 no ensino fundamental fase II e 8 no ensino médio.
A cerimônia reuniu representantes do Conselho da Comunidade local, Defensoria Pública, Ceebja Helena Kolody, Núcleo Regional de Educação, representantes religiosos e servidores da regional administrativa da PPPR em Foz do Iguaçu. A integração entre as instituições foi essencial para o desenvolvimento das atividades educacionais dentro da unidade. A entrega dos certificados marcou a consolidação do esforço dos internos e da equipe envolvida na implementação das políticas de ensino.
Telecentro - Um dos pontos centrais do evento foi a inauguração do novo telecentro da penitenciária. O espaço foi adequado com mão de obra dos próprios custodiados e equipado com computadores conectados a uma rede segura destinada exclusivamente ao uso educacional. O ambiente permitirá a ampliação da oferta de cursos de qualificação e, futuramente, possibilitará o acesso a cursos de graduação à distância.
Paralelamente, a biblioteca da unidade foi revitalizada, com novas prateleiras e reorganização do acervo, fortalecendo um ambiente que inspira reflexão, leitura, pesquisa e crescimento pessoal.
O espaço foi reinaugurado e passou a levar o nome do professor Valdevino Maria dos Santos, falecido neste ano, em homenagem a sua memória e em reconhecimento à relevante contribuição que prestou à unidade na área de educação. Tanto o telecentro quanto a biblioteca representam mais do que estruturas físicas, são espaços de oportunidade, acesso ao conhecimento e construção de novos caminhos, reforçando o princípio de que a educação transforma realidades, inclusive dentro do sistema prisional.
Para o coordenador regional da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, o evento representa um avanço consistente nas ações educacionais desenvolvidas nas unidades prisionais da região. “A certificação destes 37 custodiados, aliada à inauguração do telecentro, demonstra o fortalecimento das políticas de educação e qualificação profissional no sistema prisional. Esses resultados evidenciam que o investimento contínuo em educação dentro das unidades prisionais gera impacto direto na organização e no desenvolvimento dos programas oferecidos”, afirmou.
O diretor da unidade, Marcos Lopes, também destacou a relevância das ações: “A formatura e a inauguração do telecentro reforçam o compromisso da penitenciária em ampliar e qualificar as oportunidades educacionais oferecidas às PPL. A adequação do espaço, realizada com mão de obra dos custodiados e a instalação dos novos equipamentos fortalecem a oferta de cursos e organizam de forma mais eficiente o fluxo das atividades. São melhorias estruturais que elevam nossa capacidade de atendimento e dão suporte ao desenvolvimento das ações pedagógicas dentro da unidade”, explicou.
O defensor público do Estado do Paraná, Edmar Alves de Castilho, ressaltou o papel da Defensoria Pública na proteção das PPL: “Nosso dever é zelar pelos direitos dessas pessoas e apoiar sua reintegração ao meio social. A formatura marca um recomeço e reafirma a educação como instrumento de transformação. Estamos aqui para prestigiar este momento e fortalecer iniciativas que promovam desenvolvimento e novas oportunidades”, disse.
A presidente do Conselho da Comunidade, Juraci Helena Audibert, destacou a importância do trabalho conjunto entre as instituições e o papel do Ceebja na oferta de educação dentro da unidade. “Este é um momento muito significativo para todas as instituições envolvidas. Muitas pessoas chegaram aqui sem saber ler e escrever e hoje estão sendo certificadas. Isso mostra o poder transformador da educação e reforça a importância de iniciativas como esta”, destacou.
Para o diretor do Ceebja Helena Kolody, Rafael Estefano Busato, é uma grande satisfação vivenciar esse momento ao lado dos estudantes. Segundo ele, “na vida, temos apenas o presente, pois o futuro se constrói pelas escolhas que fazemos agora. Estudar e concluir uma etapa escolar é essencial para seguir adiante”, finalizou.









































