PPPR inaugura ala para apenados por pensão alimentícia ou inseridos em canteiros de trabalho na Casa de Custódia de Arapongas 06/10/2025 - 12:59
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) inaugurou nesta quinta-feira (2) uma nova ala na Casa de Custódia de Arapongas, na região norte do estado. O espaço passou por readequações em suas estruturas a fim de receber pessoas privadas de liberdade (PPL) que desempenham atividades de trabalho externo sob monitoração eletrônica, bem como aqueles que cumprem pena relacionada à pensão alimentícia. Este novo ambiente representa um avanço significativo para o sistema prisional da região e as melhorias foram realizadas através da parceria da PPPR com o Conselho da Comunidade.
A criação de uma ala específica para este grupo tem como principal objetivo garantir condições mais adequadas de custódia, assegurando a integridade física e psicológica desses internos. A separação em relação aos demais custodiados é fundamental para preservar sua segurança, considerando as peculiaridades de cada situação e a natureza distinta das medidas a que estão submetidos.
“A inauguração da nova ala da Casa de Custódia de Arapongas é um passo importante para o sistema prisional. Esse espaço vai receber internos que cumprem pena por pensão alimentícia e aqueles que realizam trabalho externo com monitoração eletrônica. A separação em uma ala específica garante a preservação da integridade desses custodiados, ao mesmo tempo em que organiza melhor a unidade e fortalece a gestão da custódia na nossa região”, explicou o coordenador regional da PPPR em Londrina, Elcio Martins Basdão.
Esta nova galeria conta com 44 vagas, sendo 26 para custodiados que cumprem pena por falta de pagamento de pensão alimentícia e 18 para apenados que trabalham na manutenção e limpeza da unidade, além de um espaço com 58 camas, 3 banheiros e tomadas individuais para cada leito para garantir a recarga da bateria das tornozeleiras eletrônicas dos apenados que trabalham em empresas conveniadas com a PPPR. Também foi inaugurada uma sala de espera equipada com mesas e cadeiras, banheiros masculino e feminino e bebedouros de água gelada para garantir dignidade e conforto às famílias em visitas.
“A Casa de Custódia de Arapongas se consolida como um modelo de gestão responsável, humanizada e integrada à comunidade. Que este momento de inauguração simbolize não apenas a entrega de novas estruturas, mas o compromisso contínuo com a dignidade, a justiça e a esperança na reconstrução de vidas”, destacou o gestor da unidade, Nilton Garcia.