PPPR moderniza comunicação entre servidores com aplicativo que transforma celular em rádio 30/06/2025 - 15:29

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) deu um passo importante rumo à modernização da comunicação interna e operacional com a ampliação do uso do aplicativo WAVE PTX, desenvolvido pela Motorola Solutions. A ferramenta transforma o celular em um rádio comunicador em tempo real, com acesso 24 horas por dia, e já está em operação em diversas unidades e divisões da Polícia Penal estadual.

A medida representa um avanço estratégico para o Estado, ao proporcionar mais agilidade na comunicação e otimização de recursos públicos, contemplando um maior número de servidores. São ao todo 420 licenças, sendo 290 utilizadas pela Polícia Penal do Paraná e outras 130 cedidas à PM, em parceria.

“Após um intenso trabalho técnico de ajustes, testes e treinamentos, mais de 230 gestores já utilizam o sistema, o que tem agilizado o contato entre unidades, melhorado a resposta a emergências e ampliando a integração entre os comandos. A comunicação agora é estruturada por níveis de gestão, garantindo foco e eficiência”, afirmou o diretor de Segurança Penitenciária da PPPR, Marcos De Paula.

 A nova fase do projeto libera, neste primeiro momento, o uso da plataforma para diretores, vice-diretores, coordenadores regionais, chefes de divisões, chefes de cadeias públicas, núcleos de inteligência e grupos operacionais. O objetivo é agilizar o atendimento de emergências, garantir contato direto entre lideranças e fortalecer a integração entre unidades em todo o estado.

De acordo com a Diretoria de Segurança Penitenciária (Dirsp), foram criados grupos de conversação por níveis de gestão, organizando o fluxo de informações conforme a necessidade operacional. A cobertura da rede se estende por todo o território estadual, permitindo comunicação entre celulares e entre celular e rádio — mesmo em regiões diferentes. 

O policial penal Júlio Cruz, integrante da Dirsp, explica que a implementação envolveu meses de preparação: 
"Desde janeiro deste ano estamos empenhados para preparar o uso desta plataforma. Fomos atrás da Motorola para buscar informações e instruções sobre sua utilização, corrigimos erros que impediam o funcionamento do aplicativo, criamos os grupos de conversação, realizamos testes, visitamos unidades com a equipe da Motorola para ajustes nos rádios comunicadores e, por fim, promovemos treinamentos diários com todos os coordenadores, diretores, vices, chefes de grupos operacionais e divisões. Foram cinco meses de trabalho intenso para que, a partir de agora, possamos utilizar essa nova tecnologia de comunicação dentro da Polícia Penal do Paraná".

Ainda, um acordo de parceria foi firmado com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), onde algumas licenças do WAVE PTX foram cedidas à força de segurança. Em contrapartida, a Polícia Penal passou a utilizar os sítios de comunicação já estruturados da PMPR, otimizando o alcance da rede e ampliando sua eficiência.  

O aplicativo vem sendo usado desde o início de junho e sua estreia oficial aconteceu na megaoperação integrada entre as forças de segurança, “Sinergia”, no dia 13. Agora, o próximo passo será a ampliação do acesso à plataforma, com aquisição de novas licenças para os chefes de segurança das unidades prisionais e, futuramente, para todo o efetivo da PPPR.

GALERIA DE IMAGENS