PPPR realiza formatura de 28 custodiados no ensino fundamental e médio na Casa de Custódia de São José dos Pinhais 22/12/2025 - 14:46

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou neste mês a formatura de 28 pessoas privadas de liberdade (PPL) na Casa de Custódia de São José dos Pinhais (CCSJP), celebrando a conquista educacional dos apenados e também o avanço do sistema prisional na reinserção social através da educação.

Os formandos concluíram etapas cruciais de seus estudos: 20 PPL receberam seus certificados de conclusão do Ensino Fundamental e 8 celebraram a finalização do Ensino Médio.

O evento, carregado de simbolismo e emoção, contou com palavras de inspiração e fé, proferidas pelo Missionário Michel França e pelo Pastor João Sizanosky, que ressaltaram o poder da fé e do conhecimento na construção de um novo futuro.

“O compromisso dos servidores desta unidade e seu papel na oferta de oportunidades que visam a reintegração social e o desenvolvimento humano, juntamente com o setor pedagógico da CCSJP, demonstram o potencial transformador da educação no ambiente prisional”, disse o diretor da unidade, Adilson Leoni.

“Nosso trabalho é fornecer as ferramentas, e a educação é essencial neste processo. O sucesso desses 28 formandos valida o esforço contínuo da Unidade Penal em promover a ressocialização efetiva. A conclusão desses estudos, dentro de um ambiente prisional, é a prova irrefutável da determinação e da capacidade de superação. Eles nos ensinam diariamente que nunca é tarde para recomeçar”, explicou a pedagoga da CCSJP, Lanita Sizanosky.

“Ver a emoção nos olhos dos formandos é a prova de que a educação é a ferramenta mais poderosa para a transformação. Este evento é o resultado do esforço incansável da CCSJP por meio da Pedagogia da Unidade e da parceria com o CEEBJA, servindo como um poderoso estímulo à continuidade dos estudos”, afirmou o Professor Antonio Medeiros.

A solenidade teve presença de autoridades e parceiros que validam a importância do trabalho educacional, como o vice-diretor do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja) Dr. Mário Faraco, Professor Antonio Medeiros e a chefe da Divisão de Educação e Capacitação da Polícia Penal do Paraná, Lisiane Haag Anttoni.