Paraná conhece unidades prisionais e central de monitoramento eletrônico de Goiânia 23/02/2024 - 16:28

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto, e o diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Mauricio Ferracini, participam nesta semana do encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), realizado em Goiânia (GO).

O evento ocorre nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), com visitas ao sistema prisional do estado de Goiás e a realização da reunião do conselho, com o objetivo de proporcionar trocas de experiências entre os conselheiros e demais participantes.

No primeiro dia da 6ª reunião ordinária do Consej, os representantes conheceram o Complexo Penitenciário em Aparecida de Goiânia e a Central de Monitoramento Eletrônico de Goiás. Já o segundo dia do encontro foi reservado para a reunião do Conselho, que reúne os 27 secretários de estado da federação e ocorre a cada dois meses em diferentes capitais do país. 

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Reginaldo Peixoto, ressalta que o objetivo do encontro periódico é ser uma oportunidade da comitiva interagir e conhecer boas práticas do sistema prisional, visando a evolução da administração penitenciária no âmbito estadual e também nacional: “Acredito que essa ação é sempre muito produtiva, pois ajuda a traçar medidas e metas essenciais para a execução da pena no Brasil”.

O diretor-geral da Polícia Penal de Goiás, estado anfitrião do encontro, Josimar Pires, destaca que o Consej, que visa trabalhar a administração penitenciária dentro de um contexto nacional, tem auxiliado na evolução do sistema.

“Para nós, é uma honra estar recebendo todos os secretários desta área tão importante da segurança pública que é a execução penal. No estado de Goiás, com a regulamentação da Polícia Penal, a valorização da carreira, os investimentos e a qualificação por parte do governo, nós temos tido bons resultados. Temos uma grata satisfação de demonstrar para o conselho essa experiência positiva no controle e administração do cárcere, e ao mesmo tempo, estamos também colhendo sugestões e apontamentos de outros estados para que possamos melhorar cada vez mais nossos processos”, ressalta Pires.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Mauricio Ferracini, compartilha que durante a reunião ordinária do Conselho serão tratadas pautas importantes: “Será deliberado sobre a nova lei de licitações, questões rotineiras de saída temporária e também será estudado um novo regimento interno deste importante Conselho que reúne todos os especialistas e autoridades do sistema prisional do país, para podermos discutir e compartilhar de forma efetiva sobre avanços, conquistas, dificuldades e ações em âmbito nacional”.

GALERIA DE IMAGENS