Paraná em Ação: policiais penais fazem emissões de CPF a moradores do Sudoeste 14/08/2023 - 11:14

O Programa Paraná em Ação está em Salto do Lontra, no Sudoeste do Estado. Nos dias 09, 10 e 11 de agosto, quarta, quinta e sexta-feira, respectivamente, o Centro Comunitário da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida recebe a programação do evento. Durante os três dias são oferecidos vários serviços gratuitamente à população, com o objetivo de promover a cidadania, a defesa de direitos e a inclusão social.

As feiras de serviços do Paraná em Ação são ações integradas e concentradas a partir da articulação com as instituições parceiras, que oferecem serviços públicos gratuitos como confecção de documentos pessoais e outros tipos de documentação, tarifa social de água e luz, habitação, orientação jurídica, defesa do consumidor, assistência social, vagas de emprego, saúde, educação, segurança, trânsito, inclusão digital, Nota Paraná, cultura e lazer, dentre outros.

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) tem atuação neste projeto realizando confecção de CPF, o cadastro de pessoa física, através de convênio com a Receita Federal. Além da emissão, alteração e consultas sobre CPF, a coordenação regional do Sudoeste esteve expondo trabalhos feitos pelas pessoas privadas de liberdade (PPL) da unidade.

Para o diretor-geral da PPPR, Osvaldo Messias Machado, a população tem a oportunidade de utilizar de vários serviços que podem solucionar pendências pessoais. “Este programa é muito importante pois o Estado leva oportunidades às pessoas que extraviaram ou que nunca tiveram seus documentos pessoais, como RG e CPF. Em uma parceria com o Programa Fazendo Justiça, que engloba a Receita Federal e o Tribunal de Justiça, as pessoas que não têm seus documentos podem adquiri-los de forma prática e sem custo”, destaca.

Com mais de cem confecções por dia, a emissão de CPF é o segundo serviço mais procurado no Paraná em Ação, atrás apenas da confecção de documento de identidade, como contra o policial penal Paulo Miranda. “É muito gratificante poder fazer essas emissões de CPF e ao mesmo tempo divulgar o trabalho da Polícia Penal. É uma expansão do nosso trabalho, saindo das penitenciárias e vindo atender a comunidade. Após o RG, que precisa de agendamento prévio junto ao CRAS, a emissão do CPF é o segundo serviço mais procurado”, explica

O coordenador estadual do Paraná em Ação em Salto do Lontra, Wagner Luís Alves, afirma que a programação do evento vai de encontro com o que a comunidade precisa. “Todos os serviços oferecidos aqui vêm a calhar com as necessidades da população. Estamos atendendo as cidades de menor porte no estado, fazendo chegar até elas os programas de governo. Nós temos como carro chefe a confecção de documentação pessoal, mas são mais de 20 serviços sendo prestados”, disse.

Fernando Cadore, prefeito de Salto do Lontra, destaca a importância da população ir em busca de seus direitos. “Conseguimos corrigir algumas distorções sociais que acontecem ao longo dos tempos, temos essa dívida com a sociedade e entendemos que podemos devolver a cidadania plena para a sociedade. O poder público poder fazer muito em prol do cidadão mas é preciso que ele também queira, buscando seus direitos”, destaca o prefeito.