Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão inaugura novos Parlatórios. 05/05/2023 - 11:23

Na última quarta-feira (3), Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB), inaugurou novos Parlatórios. O espaço foi modernizado, ampliado e melhorado com recursos do Conselho da Comunidade e da Polícia Penal. Para realização das obras, foi utilizada a mão de obra das pessoas privadas de liberdade que cumprem suas penas na unidade.

Com as reformas, o setor passa a contar com sala de espera, para que advogados, técnicos ou profissionais possam aguardar em local reservado o início dos atendimentos. As salas dos técnicos e profissionais que atuam na PEFB, também foram reformadas e receberam novos aparelhos de ar condicionado e contam, ainda, com iluminação natural e jardim de inverno, psicólogos e profissionais da penitenciária podem atender do interior de suas salas com conforto.

Com as mudanças estruturais, os atendimentos dos advogados para com os custodiados, são realizados nos Parlatórios, por interfone o que possibilita maior privacidade e segurança. Os profissionais técnicos da PEFB, também conseguem realizar os atendimentos sem sair de suas salas. A PPL chega até a sala, com segurança, pela parte externa e é atendida através de um guichê instalado em cada uma das salas, deixando mais individualizado o atendimento. Além disso, foram aumentados os números de equipamentos e salas para audiência, atendimento e visita virtual.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, falou sobre a importância de realizar melhorias que tragam segurança, tanto para o apenado quanto para os servidores.

"A modernização dos Parlatórios da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão representa um avanço significativo na qualidade dos atendimentos prestados aos custodiados e aos profissionais que atuam na unidade. Estamos comprometidos em garantir condições mais dignas e seguras para todos e contamos com o apoio das instituições parceiras para seguir avançando nessa missão”, disse.

Todas as mudanças estruturais, físicas e de equipamentos contou com atendimentos apoio incondicional, material e logístico da Vara de Execuções Penais através das Juízas Joseane Catusso Kroll (Criminal), Divangela Precoma Moreira Kuligowski , do Ministério Público através da Promotora Maria Fernanda Salvadori Belentani, da OAB Francisco Beltrão com seu presidente Douglas Luvison, sendo que todos os citados participaram da cerimônia de inauguração que marca o início das comemorações dos 15 anos da PEFB que ocorre no próximo dia 07 de maio.