Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro completa vinte anos com foco na ressocialização de presos 22/02/2022 - 19:03

A  Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro, antiga Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), completa nesta terça-feira (22/02) 20 anos de fundação. A unidade está inserida no planejamento estratégico do Departamento de Polícia Penal (Deppen), o qual inclui o trabalho de custódia e segurança dos presos e, principalmente, ações e projetos por meio de trabalho e educação, promovendo a ressocialização a essas pessoas privadas de liberdade.

Para o diretor regional do Departamento de Polícia Penal de Cascavel, Thiago Correa, a Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro é destaque nas atividades de ressocialização. “Trabalhamos com o objetivo de que a pessoa privada de liberdade saia do sistema prisional e não volte a delinquir. Isto só é possível nesta unidade porque temos servidores engajados e compromissados com uma causa pública, que passam por um processo de escolha e precisam estar pautadas nas diretrizes do sistema prisional do estado”, esclarece.

A unidade de Cascavel tem atualmente 311 presos trabalhando, sendo que 229 tem atividade em canteiros internos e 81 em canteiros externos. Além disso, outro ponto de destaque da unidade é que mais de 90% dos presos estão inseridos em alguma atividade educacional. Por exemplo, na última prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2021, aplicada em janeiro deste ano, a Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro registrou 22 presos, representando 61,11% dos inscritos da unidade. 

De acordo com Thiago Correa, o sistema prisional do Paraná está passando por uma modificação acentuada e o foco é outro nos últimos três anos. “O processo de modernização na instituição está acontecendo e dentro desta unidade não é diferente. Uma das modificações é o foco no tratamento penal, que para o Deppen é importante, pois trabalhamos de forma diferente e na gestão em prol da ressocialização dos presos”,  disse.

RECONHECIMENTO -  No dia 27 de janeiro de 2021, pelo decreto nº 6.729, a Penitenciária Industrial de Cascavel, antiga PIC, foi renomeada como Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro - Unidade de Progressão - em homenagem ao servidor que perdeu sua vida enquanto trabalhava na unidade de semiaberto de Guarapuava.

Segundo o diretor-geral do Deppen, Francisco Caricati, a homenagem é uma forma solene e justa de demonstrar aos servidores do sistema penitenciário e também à sociedade civil, que o Depen jamais esquecerá de seus filhos institucionais. 

“Reconhecer perante aos familiares do homenageado que a instituição busca de alguma maneira formal colocar o nome de seus ascendentes e descendentes no rol de heróis do sistema, porque sacrificaram a vida no exercício de suas atribuições, é muito significativo”, esclarece Caricati.