Penitenciária de Foz do Iguaçu ganha novas salas de aula e ambulatório de enfermagem 26/09/2024 - 13:09
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) inaugurou nesta quarta-feira (25) novas salas de aula e ambulatório de enfermagem na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu 3 (PEF III) para melhorar o atendimento e colaborar com a reintegração social dos custodiados. A reforma e ampliação dos espaços contou com o apoio financeiro da Vara de Execuções Penais da comarca de Foz do Iguaçu, através do Conselho da Comunidade local, assim como alocação de recursos do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR) via fundo rotativo do Governo do Estado.
O diretor adjunto da PPPR, Maurício Ferracini, ressalta o impacto que as ações desenvolvidas pela Polícia Penal do Paraná têm na vida das pessoas. “Considerando todas as pessoas envolvidas nas atividades do nosso sistema penitenciário, estamos falando de aproximadamente 100 mil pessoas. Em todo esse universo, o Poder Judiciário tem sido um importante apoio ao Governo do Estado na promoção de programas e iniciativas como esta que estamos inaugurando hoje. As Unidades de Progressão criadas em 2016 são uma nova filosofia de trabalho, e o mais importante: são transformadoras de vidas através de uma metodologia de aplicação da lei efetiva. Temos o dever de reintegrar essas pessoas para o retorno à sociedade”.
Foram inauguradas três salas de aula, sala dos professores e amplo ambulatório de enfermagem, com espaços para consultório médico, odontológico e farmácia. As obras iniciadas em abril de 2024 entregaram espaços que contam com ambientes climatizados e adequados para o desenvolvimento de atividades educacionais e de saúde.
“A inauguração de novas salas de aula e ambulatório em uma Unidade de Progressão representa a esperança, pois o impacto que as Unidades de Progressão promovem na sociedade e na vida das pessoas é real, os resultados são concretos e o modelo tende a ser ampliado para outros estados do Brasil”, pontuou o desembargador Ruy Muggiati, que esteve presente na inauguração
UNIDADES DE PROGRESSÃO - A Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu III UP é uma Unidade de Progressão de Pena, onde as pessoas em cumprimento de pena passam por um processo de seleção pelas Comissões Técnicas de Classificação, e dentre outros fatores, se apresentarem bom comportamento carcerário, poderão cumprir suas reprimendas judiciais nestes estabelecimentos, onde todos os internos trabalham, estudam, participam de cursos de qualificação e orientação para o retorno ao convívio social, além da possibilidade de remição de pena.
As novas instalações na PEFIII-UP potencializam os processos educacionais e ressocializadores já desenvolvidos pela unidade, com foco na total recuperação e formação de indivíduos aptos ao retorno social. O diretor da PEFIII-UP, Stênio Couto, frisa o trabalho de todos os profissionais envolvidos para concretizar os objetivos das unidades de progressão. “Foram meses de trabalho para que esta obra tomasse forma, e eu gostaria de enaltecer o trabalho de toda a equipe de policiais penais, agentes educacionais e monitores de ressocialização prisional que entenderam e abraçaram a filosofia de trabalho de uma Unidade de Progressão”.
O Paraná conta com cinco Unidades de Progressão destinadas à custódia de pessoas privadas de liberdade do sexo masculino, nas cidades de Piraquara, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina e Cascavel. Outras quatro unidades são femininas, em Foz do Iguaçu, Londrina e Piraquara. São atendidas aproximadamente 2.300 pessoas privadas de liberdade, destes 565 são custodiados que cumprem suas penas na PEF III.
PRESENÇAS - Estiveram presentes na solenidade de inauguração várias autoridades do Poder Judiciário, como o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Ruy Muggiati, o promotor de justiça com atuação na Comarca de Foz do Iguaçu, Alexey Choi Carnuncho, a juíza da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios, Juliana Arantes Zanin Vieira. Compareceram também, a representante da Casa Civil do Paraná, Sheila Melo, o diretor adjunto da Polícia Penal, Mauricio Ferracini, o coordenador regional da Polícia Penal em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo. Além dos diretores das Unidades Penais de Foz do Iguaçu, e também da presidente do Conselho da Comunidade, Juraci Helena Audibert, do diretor do CEEBJA Helena Kolody, Djalma Machado da Cruz, professores, pedagogos e membros da sociedade civil organizada.