Penitenciária feminina de Foz realiza encontros para tratar da saúde mental das servidoras 22/09/2023 - 15:51

A saúde mental dos servidores é uma constante preocupação da Polícia Penal do Paraná (PPPR). Neste sentido, várias ações são realizadas tanto em escala estadual quanto regional, que visam aproximar e conectar os servidores e servidoras ao tema da saúde mental, com orientações e ações de promoção de uma melhor qualidade de vida.

Neste contexto, a Penitenciária Feminina de Foz do Iguaçu – Unidade de Progressão (PFF-UP), em alusão à campanha do “Setembro Amarelo”, promoveu nos dias 15 e 22 de setembro um evento que visa dar atenção à saúde mental das servidoras da Polícia Penal. Cerca de 20 mulheres participaram dos eventos.

Com oferecimento de café da manhã, foram realizadas atividades supervisionadas e conduzidas por duas psicólogas, com o intuito de promover um ambiente de trabalho acolhedor e um espaço de constante diálogo. As psicólogas participantes são a Doutora Nazaré de Oliveira Almeida, profissional com mais de trinta anos de prática em psicologia clínica, e membro da Associação Mente Compassiva do Brasil e a Doutora e Agente Profissional da Polícia Penal do Paraná, Karine Belmont Chaves.

“Neste mês, quando ocorrem ações voltadas à saúde mental dos servidores em todo o estado dentro da campanha do ‘Setembro Amarelo’, destacamos a importância destes encontros com ênfase na saúde mental que está sendo realizado pela regional administrativa de Foz do Iguaçu, pois o ambiente da segurança pública exige uma atenção muito especial e qualificada à saúde dos servidores. A PPPR tem, em todos os meses, trabalhos voltados para cuidados com a saúde física e mental de seus profissionais”, destaca o diretor adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini.

O evento organizado pela Direção da Unidade Penal “é uma iniciativa que demonstra a preocupação da gestão com o bem-estar do profissional do sistema prisional”, como afirma a Diretora da PFF-UP, a policial penal Caroline Queli Bondan.

Não obstante, o evento não se restringe aos encontros, é oferecido pela Unidade Penal um suporte e acompanhamento constante das profissionais da unidade. O evento também visa a abertura e o fortalecimento de uma conexão entre as profissionais e a gestão. “A promoção da empatia, e o entendimento de quais são os focos de desgaste na profissão, e a busca por um entendimento coletivo acerca da saúde mental, são os motivadores para a realização de um trabalho com as profissionais do sistema penal”, afirma a Doutora Nazaré de Oliveira Almeida.

O trabalho do policial penal é cercado de desafios, há estimulantes atividades sendo realizadas diariamente, porém, há também uma necessidade de preservação e autocuidado, um olhar mais atento para o colega de trabalho pode ser decisivo. Saber ouvir e poder falar são as chaves para um ambiente de trabalho mais leve e saudável. São estas as premissas da Polícia Penal do Paraná.