Polícia Penal apresenta fechamento da Operação Verão Maior 08/03/2023 - 14:42

No período entre 17 de dezembro de 2022 e 27 de fevereiro de 2023, a Polícia Penal do Paraná, integrou a equipe das forças de segurança do Paraná, na Operação Verão Maior, ação que tem como objetivo reforçar o policiamento no litoral e efetivar a integração com as demais instituições e com a comunidade paranaense. 

Esse ano, pela primeira vez, a Polícia Penal do Paraná, realizou com exclusividade todas as escoltas, dispensando o emprego do efetivo das polícias Civil e Militar. 

Para atender o aumento de demandas na região litorânea durante do verão, a Polícia Penal mobilizou 58 policiais penais, exclusivamente para atuar nas duas fases da ação. Além disso, empregou seis viaturas de escolta prisional e, em casos de necessidade, contou com o apoio de policiais penais do Setor de Operações Especiais (SOE), Setor de Segurança Externa (SSE), Setor de Escolta Prisional (SEP) e do Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias (GOAP). 

Como resultado da operação, foram realizadas 545 escoltas para deslocamento de pessoas privadas de liberdade em delegacias da Polícia Civil, penitenciárias, para atendimentos médico, fóruns e para o Instituto Médico Legal (IML).

Também foram realizadas 755 rondas no perímetro dos estabelecimentos penitenciários, 487 rondas para apoio ao atendimento às rotinas das unidades penais, além do apoio nas ações externas. 

Os policiais fizeram atendimento a 241 monitorados, nos municípios de Guaratuba e Paranaguá, realizando ações semanais de orientação e fiscalização aos apenados beneficiados com o uso da tornozeleira eletrônica, que estavam em descumprimento com as medidas impostas pelo poder judiciário. A ação foi reforçada durante o período do carnaval. 

Com planejamento e preparação, a Polícia Penal, alcançou os objetivos propostos pela Secretaria da Segurança Pública, durante a preparação para a operação. 

A instituição garantiu a manutenção de um baixo número de pessoas privadas de liberdade (PPL), nas cadeias públicas do litoral, aplicou o pronto atendimento para transferência dos custodiados das delegacias do litoral para as cadeias públicas e aumentou a segurança dentro e no entorno das cadeias públicas.

O coordenador da operação verão na Polícia Penal, Wilson Vieira, contou da satisfação em completar a missão com resultado positivo. 

“Sendo esta, a primeira Operação Verão em que a Polícia Penal assumiu a responsabilidade total das escoltas, a missão de integração com as demais forças de segurança, bem como a participação no programa Litoral Cidadão, temos a certeza de que nossa missão foi realizada e os nossos objetivos foram atingidos. Assim, confiamos que os laços com a sociedade foram estreitados e mostramos a importância da  Polícia Penal para a população paranaense”, disse.

Ainda durante o período que compreende a Operação Verão Maior, a Polícia Penal realizou uma exposição, com o apoio da prefeitura do município, na orla da praia de Guaratuba, apresentando para a população, as atividades desempenhadas, diariamente, dentro e fora das muralhas dos presídios. Os policiais expuseram painéis com tecnologia não letal, utilizada em intervenções prisionais, aeronaves remotamente pilotadas (drones), artigos do Museu Penitenciário, e o SOE proporcionou a interação dos visitantes com os cães de trabalho do setor. 

Para alegrar ainda mais as crianças, foram distribuídos bichos de pelúcia e amigurumis, confeccionados pelas pessoas privadas de liberdade, como brindes.