Polícia Penal apresenta os projetos para os próximos 4 anos para Secretário da Segurança Pública 09/01/2023 - 10:42

Na última quinta-feira (05), o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, apresentou para o Secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, no auditório da SESP, o panorama do Departamento de Polícia Penal e as metas para os próximos quatro anos.

O Secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, explicou a importância de conhecer as demandas e o cotidiano do Departamento de Polícia Penal.

“A importância primeiro é para conhecer a realidade da Polícia Penal, quais as demandas que eles têm quer na área operacional, quer na área do administrativo ou na reestruturação de carreira. Então, todas as demandas que mandaram para nós, faremos uma avaliação e repassaremos ao Governo do Estado com intuito de atender o máximo possível, dentro do orçamento e dentro de uma lógica de governo, para que as coisas fiquem mais tranquilas”, disse.

Dentro do planejamento para o futuro, estão previstas a construção de novas unidades de trabalho em Cianorte, Apucarana, Pato Branco, Paranavaí e Unidade Feminina de Astorga, conclusão das obras da Cadeia Pública de Arapongas, ampliação da Penitenciária Estadual de Piraquara II, construção da Cadeia Pública de Piraquara, construção da Unidade Feminina de Goioerê, reforma da Cadeia Pública e Cornélio Procópio, construção da Cadeia Pública de Jovens Adultos e reforma nas Cadeias Públicas de Cidade Gaúcha, Francisco Beltrão, Goioerê.

Na área de educação, a Diretoria de Tratamento Penal tem como meta alcançar 68% dos apenados, desempenhando alguma atividade educacional, firmar convênio com SENAR – Instituição de  Educação à Distância, que oferta cursos profissionalizantes –, aumentar os telecentros nas unidades penais, aumentar o número de convênios com faculdades e universidades, ampliar o Programa de Remição Pela Leitura e disponibilizar professores em Cadeias Públicas.

Para o trabalho dos apenados, o objetivo é aumentar em mais 3.500 o número de vagas para atividades laborais e aumentar a arrecadação dos encargos administrativos repassados ao Fundo Penitenciário do Paraná.

Ainda na área de Tratamento Penal, a meta é realizar a implementação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Monitoração Eletrônica (Nupem) e a Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap).

Na área de segurança, algumas das metas são aumentar o número de policiais nos setores operacionais, comprar veículos para escolta prisional, formar pilotos de avião, adquirir aeronave e criar o Setor de Operações com Cães.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, contou como é significativa a oportunidade de expor as demandas da Polícia Penal para a equipe da Secretaria da Segurança Pública.

“É muito importante podermos mostrar para o Secretário, todo o trabalho que a Polícia Penal vem desempenhando. Também tivemos a oportunidade de mostrar os projetos que estão em andamento e os planos para o futuro da instituição”, explicou.

Para a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Paraná (Espen), a Polícia Penal tem como objetivo a transformação para Escola Superior da Polícia Penal, atingir 100% dos policiais penais formados no Curso de Transição para Operação da Polícia Penal (CTOPP), a aquisição de armamento para treinamentos e a construção de um Centro de Treinamento, no Complexo Penitenciário de Piraquara, com 70.000m², contendo pista de treinamento de instrução veicular, alojamento com banheiros para 30 servidores, 4 salas de aula e auditório, ginásio coberto, pista de corrida, piscina semi olímpica e estande de tiro.

Como metas gerais, a Polícia Penal pretende comprar um imóvel para Sede Administrativa, construir uma sede para Espen e realizar a aquisição de um imóvel para sede da Corregedoria.

A instituição, ainda, prevê o fechamento gradativo das Cadeias Públicas de pequeno porte e a transformação das Cadeias de tamanho maior, para Unidades Prisionais, além do aumento de vagas para apenados, com a instalação de triliches nas celas e contrato de alimentação com 5 refeições diárias para os apenados.