Polícia Penal capacita 35 agentes em curso de primeiros socorros na regional de Maringá 08/08/2023 - 12:54

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Paraná (Espen), da Polícia Penal do Paraná (PPPR), realizou na última semana um curso de Primeiros Socorros a servidores da Regional de Maringá, no Noroeste. O curso foi ministrado pelos enfermeiros Janaína Marcolino e Marcos Martins da Silva, da Colônia Penal Industrial de Maringá (CPIM). O enfermeiro Marcos também é servidor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles passaram técnicas voltadas especialmente ao ambiente prisional. Foram capacitados 35 agentes que atuam no sistema penitenciário. A capacitação faz parte das ações da Espen para o aperfeiçoamento dos servidores da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

Com carga de 8 horas, entre teoria e prática, o curso teve como objetivo disseminar o conhecimento, desenvolver habilidades e atitudes necessárias diante de situações quanto a prestação de primeiros socorros a uma pessoa, vítima de acidente ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, a fim de manter suas funções vitais e ainda evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Esses servidores também serão multiplicadores de conhecimentos.

O diretor adjunto da Polícia Penal do Paraná, Maurício Ferracini, enfatiza que cursos como este são promovidos pela PPPR em todo o Estado.

“Este curso tem uma grande importância pois habilita nossos servidores não apenas no interior dos estabelecimentos prisionais, mas diante de qualquer situação que demande sua ação e seu entendimento técnico de como proceder em caso de urgência e emergência. Esses avanços têm sido atribuídos pela Espen em todo o Estado do Paraná para que nossos policiais estejam cada vez mais em condições de atuar em casos de crise e situações de risco”, destaca.

O diretor da Espen, Rodrigo Fávaro, afirma que o conhecimento nesta área é indispensável a qualquer cidadão pois trata-se um conhecimento prático e objetivo que pode fazer toda a diferença e uma situação de risco à vida.

"O conhecimento em Primeiros Socorros é pragmático, fundamental a qualquer cidadão, pois ele preserva nosso maior bem que é a vida. Em questões emergenciais, nas quais de início não se tem muitos recursos disponíveis, as manobras que demandam o domínio da técnica de primeiros socorros podem ser utilizadas a qualquer momento e ser imprescindíveis para o salvamento de uma vida", enfatiza.

Para a coordenadora da Espen em Maringá, Adriana Romano, o curso de Primeiros Socorros segue as diretrizes da Espen que visa promover o desenvolvimento e proporcionar ações de capacitação para todos os servidores do sistema penal, nas suas mais diversas áreas de atuação, como policiais penais, técnicos, apoio e administrativo. “Nesse sentido teremos nas Unidades Penais servidores com formação básica em primeiros socorros, podendo salvar vidas durante uma emergência em que se depare, sendo ele habilitado para realizar o primeiro atendimento até que o socorro especializado chegue”, diz Adriana.

O coordenador da Regional da Polícia Penal de Maringá, Júlio César Vicente Franco, destaca a importância da qualificação e salienta que a PPPR incentiva cursos como esse, pois o servidor qualificado atende melhor a demanda do sistema, empregando desta maneira o tratamento penal adequado. “Cursos como o de Primeiros Socorros deixam o servidor apto para garantir a sua segurança, do seu colega de trabalho e também dos internos”, reforça o coordenador.

Para a enfermeira, Janaína Marcolino, o curso foi além de passar conhecimentos, pois propiciou momentos de interação e troca de experiências entre os participantes. “No atendimento de uma vítima em área hostil, os envolvidos devem falar a mesma língua e estarem extremamente alinhados, para garantir que os riscos sejam minimizados e a pessoa receber melhor tratamento de acordo com a situação. O objetivo dessa instrução foi capacitar o servidor para realizar os primeiros atendimentos básicos dos feridos em uma situação de crise.”

Com 12 anos de experiência no Samu, o enfermeiro Marcos explicou aos servidores como funcionam alguns procedimentos do Samu, como a pessoa deve se portar ao ligar no 192 (número de emergência), as informações precisas que devem ser passadas e se realmente aquela pessoa está precisando desse tipo de atendimento. Ele ainda ensinou técnicas importantes de primeiros socorros que podem ser usadas tanto nas unidades penais, como até mesmo em acidentes de qualquer tipo que o servidor possa se deparar em seu dia a dia.

Foto: Polícia Penal do Paraná