Polícia Penal do Paraná arrecada mais de 13 mil peças de agasalho para a campanha Aquece Paraná, em Guarapuava 22/08/2023 - 15:24

Uma iniciativa da Superintendência Geral de Ação Solidária, a Campanha Aquece Paraná 2023 tem o objetivo de arrecadar cobertores, agasalhos e roupas em bom estado de uso para ajudar as pessoas mais vulneráveis a enfrentar o inverno rigoroso do Estado.

As arrecadações de peças foram feitas nos últimos três meses, mobilizando diversas instituições públicas de todo o Estado para auxiliar na campanha. Nesta 4ª edição da Campanha, a Polícia Penal Paraná (PPPR) desempenhou um papel ativo na arrecadação de agasalhos, colhendo 13.505 peças em todo o Estado.

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, presidente do Conselho de Ação Solidária, diz que a iniciativa teve o objetivo de beneficiar famílias em situação de pobreza e que sofrem com o frio intenso: "Vamos mostrar que juntos podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos", afirma.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Osvaldo Messias Machado, parabeniza os servidores que impulsionam a campanha: “O Aquece Paraná é uma bela campanha solidária do Governo do Estado e fico muito feliz pelos nossos policiais terem abraçado a causa. Estaremos sempre à disposição para impulsionar campanhas desse tipo”.

A regional administrativa de Guarapuava da PPPR atuou em conjunto com a Secretaria de Esportes do Estado, que desenvolveu diferentes atividades significativas com o objetivo de promover a arrecadação de peças para a Campanha, destacando-se o Torneio Solidário. O evento foi aberto à comunidade, e a inscrição se deu por meio da doação de agasalhos, roupas e cobertores, fortalecendo o espírito de solidariedade. A colaboração conjunta culminou em uma notável coleta de mais de 12 mil peças, demonstrando um engajamento louvável.

O coordenador regional de Guarapuava da PPPR, Marlon Rafael Picioni, explica que foram colocados pontos de coletas em todas as unidades prisionais da região, e a participação da Secretaria de Esportes do Estado foi muito importante para o desenvolvimento de ações de sucesso.

“Tivemos a satisfação de participar de uma campanha que vem de encontro com a necessidade da população mais carente. Aqui é uma região muito fria, então tenho certeza que todo esse material arrecadado vai ser de grande valor, aquecendo não só o corpo mas o coração de muitas famílias”, complementou.

Durante a semana, as doações  foram entregues pelo coordenador regional de Guarapuava, Marlon Rafael Picioni, e pelo chefe regional do Paraná Esporte, Edson Pereira de Andrade. Os itens foram repassados para a Secretaria Elenita Luiza Lodi de Assistência Social do Município de Guarapuava e posteriormente direcionados a Defesa Civil do município. Na ocasião, a entrega contou com a presença da primeira-dama municipal, Katriane Mila, e da chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, Rosangela dos Santos Virmond.

Em Cascavel, foram arrecadados mais de 317 peças de roupas (toucas, blusas, edredom, calças, camisetas, luvas, ponchos e meias), entregues na Unidade de Acolhimento Institucional Para Pessoas em Situação de Rua (Casa Pop) do município.

Já em Maringá, foram coletadas 1.074 peças de roupas de frio e cobertores nas unidades prisionais da regional e também através de uma ação conjunta entre a Polícia Penal e a Justiça Federal voltada às pessoas em cumprimento de pena de Prestação de Serviço à Comunidade. Os indivíduos com pena alternativa que doassem um kit de cobertores, calças e blusas possuíam o benefício de diminuição de 30 horas de prestação de serviço à comunidade. As peças arrecadadas foram entregues ao Programa do Voluntariado Maringaense (Provopar).

Foto: Polícia Penal do Paraná