Polícia Penal do Paraná capacita 60 guardas municipais em imobilização e algemamento 01/08/2023 - 09:46

Neste mês, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) ministrou aulas práticas de imobilização e algemamento do Curso de Qualificação da Guarda Municipal (GM) de Fazenda Rio Grande.

As aulas duram um dia de curso, que é oferecido anualmente aos agentes da Guarda Municipal, com o objetivo de capacitar e melhorar o desempenho operacional. Neste ano, serão cinco turmas, totalizando 60 servidores.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, ressalta que a importância da participação do departamento na instrução de outras forças de segurança: “É um curso importante não só para a Guarda Municipal, mas também para nós da Polícia Penal, que tem a oportunidade de multiplicar conhecimento, demonstrar a qualificação dos nossos profissionais e ainda colaborar com o fortalecimento de outras forças de segurança”.

O policial penal e instrutor de imobilização e algemamento, Rafael Pereira da Silva destaca que a integração entre as forças impulsiona o desenvolvimento da segurança pública: “Além da transmissão de conhecimento, destaco a importância da integração e a comunicação entre as forças de segurança pública. Acredito nesse caminho para uma evolução conjunta, pois cada cada força tem sua atribuição específica mas com um mesmo objetivo final”.

Segundo o guarda municipal Adriano Alves Godoi, a parceria entre a Polícia Penal e a Guarda Municipal de Fazenda Rio Grande já existia há um tempo: “Os instrutores do Setor de Operações Especiais da PPPR já nos ajudou em diversas atividades no município, e com esse Curso de Qualificação, essa parceria se intensifica ainda mais, no qual Polícia Penal realiza com maestria o ensino de suas qualificações em imobilização e algemamento em suas atividades operacionais”.
“Fica aí a nossa gratidão aos nossos amigos da Polícia Penal devido ao apoio a esse curso, que desenvolve nossos agente e vai garantir cada vez mais um serviço de qualidade no estado”, finaliza Godoi.