Polícia Penal do Paraná elabora oficina de redação para apenados como preparação para vestibulares e exames nacionais 23/10/2025 - 10:45
A coordenação regional da Polícia Penal do Paraná (PPPR) em Londrina, através da equipe de residentes técnicos da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) nas áreas de direito e psicologia, elaborou o “Projeto-Piloto Escrevendo o Futuro: Oficina de Redação”, atividade preparatória para exames nacionais e estaduais como o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas (Encceja PPL), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares. As primeiras turmas foram realizadas na Casa de Custódia de Arapongas (CCA) e na Penitenciaria Estadual de Londrina III (PEL III). O projeto foi avaliado pela Vara de Execuções Penais de Londrina, através de Autos de Providências.
“A oficina foi construída visando o desenvolvimento de habilidade de pensamento crítico, escrita e interpretação, a fim de preparação para certificações em exames e especialmente a conclusão de ensino, o que propiciará uma maior efetividade na concretização da reinserção social pós cárcere”, afirmou o coordenador regional da PPPR em Londrina, Élcio Martins Basdão.
O projeto conta com duas aulas presenciais sobre como compreender a estrutura básica para construção de textos dissertativos, além de técnicas para interpretação do tema da redação, desenvolvimento de ideias, argumentos e fluidez textual, além de dicas específicas para provas do Enem e vestibulares. Além disto, também participam de atividade avaliativa que permite colocar em prática o conteúdo adquirido na aula presencial, o que incidirá em concessão de remição de pena através do estudo.
Ao todo, foram contemplados com o projeto-piloto 80 custodiados, todos inscritos em provas como Enem e vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além da aprovação nestes certames, o esperado é que o projeto reflita em outros aspectos nas vidas destas pessoas, auxiliando principalmente no seu desenvolvimento educacional, a redução da reincidência criminal e a construção de um futuro promissor.
“Nesta primeira turma, 22 participantes da Casa de Custódia de Arapongas irão se preparar para a prova do Enem em dezembro, seja para concluir o ensino médio ou buscar uma vaga em um curso superior. Com essa iniciativa, os apenados estão sendo preparados para a parte mais desafiadora da prova: a redação”, afirmou o diretor da CCA, Nilton César Santos Garcia.
“O conhecimento é a chave que abre caminhos para a liberdade, a dignidade e a reconstrução da vida. A educação, ao oferecer a possibilidade de aprendizado e reflexão, transforma não apenas o indivíduo, mas todo o contexto social que o cerca. No ambiente da privação de liberdade, o estudo representa mais do que uma oportunidade, é um ato de superação, de esperança e de recomeço”, destacou o diretor da PEL III, Reginaldo Peixoto. “A preparação para exames como o Encceja e o vestibular simboliza o desejo legítimo de mudança, a busca pelo crescimento pessoal e o rompimento de ciclos de exclusão. Cada redação escrita, cada prova concluída e cada aprovação alcançada são conquistas que refletem esforço, disciplina e a crença de que o saber pode, de fato, transformar estas pessoas”, completou.



















