Polícia Penal do Paraná expõe trabalhos e equipamentos em exposição de Paranavaí 14/03/2023 - 09:08

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou da 51º ExpoParanavaí, entre os dias 03 e 12 de março, na região noroeste do Paraná. Estima-se que cerca de 10 mil pessoas visitaram o stand da polícia.

O objetivo da participação, que contou com um stand próprio, foi enaltecer o trabalho da instituição e de seus servidores nas unidades prisionais da região, de modo que possibilitasse interação e proximidade com a comunidade, além de levar conhecimentos da área de segurança pública aos cidadãos.

Durante a feira, o departamento apresentou como é desenvolvido o trabalho operacional diário nas penitenciárias e cadeias públicas, o trabalho de escolta e o trabalho da equipe de operações aéreas (drones).

Materiais confeccionados por pessoas privadas de liberdade (PPL’s) dentro das penitenciárias foram expostos na feira, como confecções, artesanatos e artefatos de concreto, para demonstrar o trabalho executado pelos apenados durante o período de reclusão.

Além disso, o Setor de Operações Especiais (SOE) expôs equipamentos utilizados na intervenção prisional, demais armamentos e também demonstrou o serviço realizado pelos cães policiais da região.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, ressalta que a participação do departamento em eventos que possibilitem proximidade com a comunidade é importante para que a população conheça, de modo conceitual e prático, o que a Polícia Penal faz.

“Além de cuidarmos da segurança pública do Paraná, mantendo os apenados de forma segura, também fazemos um trabalho social e econômico através da ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Porque, por meio do estudo, do trabalho e da religião, resgatamos indivíduos que irão contribuir com o desenvolvimento do estado futuramente, voltando como algo positivo à sociedade”, complementa.

O coordenador regional de Maringá, Julio Cesar Franco, compartilha como foi a participação da PPPR na feira.

“A ExpoParanavaí é uma feira conceituada no noroeste do estado, então foi de muita relevância a Polícia Penal do Paraná ter adquirido um stand próprio para expor nossos trabalhos, equipamentos e materiais produzidos dentro do sistema prisional. Foram dias muito produtivos, com mais de dez mil pessoas que puderam conhecer e esclarecer dúvidas sobre a função do policiamento prisional”.

O stand da Polícia Penal contou com a participação da Casa de Custódia de Maringá, Penitenciária Estadual de Maringá, Colônia Penal Agrícola de Maringá, setores administrativos e cadeias públicas, além dos grupos operacionais SOE, a equipe de cães do Setor de Operações Táticas (SOT) e Monitoramento Eletrônico.

Ainda teve a visita do Vice-Governador do Estado, Darci Piana, do Diretor-geral da PPPR, Osvaldo Messias Machado, do coordenador regional Julio Cesar Franco e do chefe do SOE, Cesar Augusto de Souza Pessoa.