Polícia Penal do Paraná fiscaliza 386 monitorados durante feriado de carnaval 15/02/2024 - 15:37

A Polícia Penal do Paraná (PPPR), em conjunto com a Polícia Militar, participou da Operação Carnaval, realizada entre os dias 09 e 13 de fevereiro, em Curitiba. Com atuação da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), da Divisão de Operações de Segurança (DOS) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA), o trabalho teve como foco principal a fiscalização de pessoas com o uso da tornozeleira eletrônica e o encaminhamento de pessoas detidas. Dos 386 indivíduos monitorados que passaram pelo local, 25 foram  encontrados em situação irregular e 01 mandado de prisão foi cumprido.

A ação foi realizada no Largo da Ordem, onde possui a maior concentração de atrações carnavalescas na capital paranaense. Segundo o chefe da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME) da PPPR, Claudio do Carmo Xavier, os monitorados que assinaram termo de fiscalização, receberam orientações, advertências e encaminhamentos. Por meio desses termos, foram instruídos a retornar para suas residências devido às restrições de horário estabelecidas pelo judiciário.

“A fiscalização de monitorados sob custódia da Polícia Penal tem sido efetiva em todo o Estado do Paraná, contribuindo para uma redução significativa nos índices de descumprimentos. Em comparação com o ano passado, tivemos uma queda de 61% de indivíduos monitorados com irregularidades no uso da tornozeleira eletrônica. Essa redução reflete diretamente na diminuição das violações das regras estabelecidas pelos mandados de monitoração eletrônica”, complementa Xavier.

O chefe da Divisão de Operações de Segurança (DOS) da PPPR, Sidnei de Souza Geraldino, reforça que os dados corroboram para a significativa progressão na segurança e no cumprimento das normas desempenhadas pela Polícia Penal do Paraná: “Os resultados foram satisfatórios e só mostram a evolução do nosso trabalho. Reforçam a confiabilidade das forças de Segurança Pública e destacam o papel fundamental desempenhado pela Polícia Penal no cumprimento de suas atribuições na execução das penas”.

GALERIA DE IMAGENS