Polícia Penal do Paraná forma 17 mulheres no Projeto Vida Nova no Centro de Integração Social, em Piraquara 23/06/2025 - 18:01
Na última semana, 17 mulheres privadas de liberdade concluíram a formação no Projeto Vida Nova, iniciativa desenvolvida no Centro de Integração Social (CIS), unidade do Complexo Penitenciário de Piraquara. O projeto tem foco no enfrentamento às drogas lícitas e ilícitas, bem como no combate ao aliciamento pelo tráfico.
Realizado em parceria entre o Centro Estadual de Política Sobre Drogas (CEPSD) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), o Centro de Integração Social (CIS) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) e o Instituto Aspiração, o Projeto Vida Nova é uma iniciativa voltada à capacitação de mulheres privadas de liberdade. A proposta promove o empoderamento feminino, a sobriedade e a reinserção social e profissional dessas mulheres.
Criado em 2023, o projeto está em sua terceira edição e é realizado exclusivamente no CIS, às segundas-feiras. Voltado para mulheres que cumprem pena no regime fechado, o Vida Nova consiste em 12 encontros. Durante as atividades, são promovidas rodas de conversa e grupos de auto e mútua ajuda, onde a cada semana é debatido um tema diferente, com base no método dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade e dos 12 passos para o empoderamento feminino.
Essa ação oferece palestras e atividades que incentivam a reflexão sobre o uso e abuso de drogas, promovendo o diálogo entre as participantes e contribuindo para o enfrentamento das questões relacionadas ao consumo de substâncias lícitas e ilícitas. A iniciativa integra um esforço intersetorial para superar os desafios enfrentados pelas mulheres privadas de liberdade ligados ao tráfico e ao uso de drogas.
“É com imensa satisfação que celebramos a formatura de 17 mulheres no Projeto Vida Nova. Estruturado em 12 passos, o projeto atua de forma profunda no fortalecimento feminino e na construção de estratégias para a sobriedade e a autonomia. Mais do que o encerramento de uma etapa, esta formatura marca o começo de novas possibilidades. Foi um período de intenso aprendizado, reflexão e ressignificação, no qual cada participante teve a oportunidade de se reconectar com sua essência, resgatar valores e vislumbrar novos caminhos”, destacou a diretora do CIS, Marilu Katia da Costa.
Marilu reforça que ações como essa desenvolvem habilidades importantes e auxiliam na tomada de decisões mais assertivas. “O conhecimento adquirido empodera, amplia horizontes e fortalece a capacidade de escolha. Hoje, estas mulheres estão mais preparadas para tomar decisões conscientes, afastando-se do aliciamento pelo tráfico de drogas e priorizando suas próprias vidas, sonhos e projetos”, afirmou.
A Polícia Penal do Paraná reafirma seu compromisso com ações que promovem o autoconhecimento, a dignidade e a transformação humana.
CIS - O Centro de Integração Social (CIS) é uma unidade de progressão em regime fechado e segurança mínima, voltada à reinserção social de mulheres privadas de liberdade. Pautado pelos princípios da Justiça Restaurativa, o CIS tem capacidade para 162 mulheres, atualmente custodiando 131.
Além de preparar as mulheres para a reinserção no mercado de trabalho, o CIS trabalha a formação continuada com conteúdos que ajudam a superar desafios sociais e preconceitos, abordando questões comportamentais e éticas. O objetivo é garantir que o passado não comprometa as chances dessas mulheres de reconstruírem suas vidas em suas comunidades com dignidade.