Polícia Penal do Paraná forma 563 policiais no CTOPP 27/03/2023 - 13:30

Nesta quinta-feira (21), em Curitiba, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) realizou a formatura de 563 policiais penais, que fizeram parte das 20 turmas do Curso de Transição para Operações da Polícia Penal (CTOPP), no ano de 2022.

A cerimônia também tem o objetivo de prestigiar os 31 instrutores e 18 alunos destaques, que se sobressaíram durante a formação, em termos de nota em avaliação e conduta disciplinar. Cada regional administrativa da PPPR pôde selecionar dois alunos para participar da condecoração e representar sua região.

O CTOPP foi desenvolvido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), após a nova Emenda Constitucional nº 104, que criou a Polícia Penal Federal, Estadual e Distrital.

Portanto, a formação visa o alinhamento institucional e aperfeiçoamento dos serviços penais, através da capacitação de todos os policiais penais paranaenses e suas respectivas novas atribuições, como escolta, muralha, segurança interna, segurança externa e gestão do sistema prisional.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Osvaldo Messias Machado, ressalta que a instituição vem crescendo não somente em estrutura, mas também em nível de conhecimento dos servidores penais, por isso é extremamente significativo que tenha investimento no reconhecimento desse esforço.

“Uma das coisas mais importantes para acompanhar o crescimento de uma instituição de importância para a sociedade, assim como a PPPR que possui um trabalho primordial na segurança pública, é a valorização de todos que participam dessa evolução. Por isso, hoje, valorizar os policiais penais está como uma prioridade nossa”, complementa.

O curso ocorre todos os anos nas regionais de Cascavel, Curitiba, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

A formação é dividida em duas etapas, uma presencial de teor ostensivo, com duração de 144 horas, ligada à prática de segurança interna e externa das unidades prisionais, escolta, direção defensiva, técnicas não letais, armamento, entre outros. Sempre com a supervisão da Espen.

A outra etapa baseia-se no período de ensino na modalidade à distância, realizado através da plataforma exclusiva de estudo da Espen, com carga horária de 172 horas e 19 disciplinas, envolvendo questões teóricas e de extrema importância para o trabalho policial de ressocialização de pessoas privadas de liberdade no sistema penitenciário paranaense. Entre elas, estão: gerenciamento de crise, justiça restaurativa, gestão da monitoração eletrônica, Lei de Execuções Penais, entre outros.

O diretor da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), Rodrigo Alves Favaro, ressalta que é muito importante ter servidores penais que se dedicam nos cursos de formação ofertados, pois isso mostra que a instituição está alinhada com a sua nova função.

“É muito gratificante podermos oferecer momentos de reconhecimento aos policiais instrutores e alunos que abraçam as ações da Espen para seu desenvolvimento profissional. Isso traz mais fortalecimento a Polícia Penal do Paraná, além de mostrar a valorização aos servidores que estão alinhados com a evolução dos serviços penais paranaenses”, conclui.

A solenidade de formatura e premiação do Curso de Transição para Operações da Polícia Penal (CTOPP) ocorreu na sede da Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, em Curitiba. O espaço e toda a estrutura audiovisual foram cedidos em reconhecimento e parceria com o Departamento de Polícia Penal do Paraná.

O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Fernando César Oliveira, destaca que a criação da Polícia Penal representa um avanço ao sistema prisional brasileiro.

“O sistema prisional trata-se de uma área profundamente sensível, mas de extrema importância, que garante a segurança das unidades penitenciárias brasileiras. Portanto, a profissionalização da gestão e melhores condições de trabalho, que passam por uma capacitação constante, é fundamental para a consolidação da Polícia Penal e fortalecimento da segurança pública. A PRF estará sempre à disposição para a PPPR no que for preciso para contribuir para o seu fortalecimento.”

A primeira turma deste ano iniciou suas atividades no mês de fevereiro, em Cascavel. Estima-se cerca de 800 alunos para 2023, com 25 turmas divididas nas demais regionais, que serão abertas ao longo do ano até o mês de dezembro.

Prestigiaram o evento a diretora da Escola Nacional de Serviços Penais, Stephane Silva de Araújo; representando a Secretaria da Segurança Pública, o Coronel Adilson Luis Lucas Prusse; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Fernando Cesar Borba de Oliveira; o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Messias Machado; o diretor da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário, Rodrigo Aves Fávaro; a presidente do sindicato dos policiais penais do Paraná, Vanderleia Pereira Leite.