Polícia Penal do Paraná inaugura extensão de posto de atendimento de monitoração em Guaratuba 22/05/2023 - 10:22

Na manhã desta sexta-feira (19), a Polícia Penal do Paraná (PPPR), por meio da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), inaugurou em Guaratuba mais uma extensão do Posto Avançado de Monitoração (PAM) da regional de Curitiba.

A regional administrativa de Curitiba atende a população monitorada da capital, região metropolitana e litoral. A nova extensão em Guaratuba atenderá cerca de 100 apenados, sendo mais um ponto de apoio à regional, juntamente com as extensões localizadas nos municípios de Paranaguá e Lapa.

Atualmente, a Polícia Penal do Paraná possui 12 extensões em todo o Estado, que apoiam os nove Postos Avançados de Monitoração (PAM) das regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Cascavel e Foz do Iguaçu.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná, Mauricio Ferracini, ressalta a importância do aumento na estrutura da instituição: “Ao deslocar essa estrutura para a localidade de Guaratuba, conseguimos aumentar a efetividade no acompanhamento e assistência ao apenado monitorado. É um grande ganho para o município e a Polícia Penal que amplia sua estrutura e capacidade de operação”, explica.

O chefe da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME), Claudio Xavier, explica que a divisão o objetivo da criação do posto é tornar o atendimento mais acessível às pessoas que residem na cidade, pois em alguns casos, os apenados encontram dificuldade de deslocamento até Paranaguá, que era o posto de atendimento mais próximo do litoral.

“A estrutura terá todo o aparato necessário e contará com a equipe de dois policiais penais que realizarão o atendimento in loco de todas as demandas de monitoração eletrônica da cidade de Guaratuba. Então essa estrutura viabiliza e torna mais acessível esse atendimento às pessoas monitoradas na cidade”, finaliza.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, esteve presente na solenidade de inauguração e prestou apoio ao trabalho da Polícia Penal com os apenados monitorados eletronicamente no litoral.
“Nós já temos uma parceria com a Polícia Penal na aplicação de serviços aos apenados no município de Guaratuba e acompanhamos o quanto esse trabalho é importante para a sociedade, por isso ficamos muito entusiasmado com essa inauguração. Fiquei muito impressionado com a estrutura física do novo local e com o trabalho que é executado pelos policiais penais que trabalham na monitoração eletrônica. Entendemos o quanto é importante o papel da instituição na ressocialização da população carcerária através do atendimento mais próximo desses indivíduos”, destaca.