Polícia Penal do Paraná ministra formação exclusiva de balística às forças policiais de Londrina 11/07/2023 - 08:50

Neste último sábado (08), a Polícia Penal do Paraná (PPPR) ministrou o curso piloto de Noções de Balística, no Centro de Treinamento e Instrução Thiago Borges de Carvalho, localizado nas dependências do Setor de Operações Especiais de Londrina (SOE).

O curso foi desenvolvido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen) da PPPR e a primeira turma contou com 36 participantes, entre policiais penais, militares, rodoviários e guardas municipais.

Durante a formação, foram testados e comparados os comportamentos de diversos tipos de munições e calibres em superfícies com diferentes densidades, como blocos de concreto, tijolos, madeira, argila e até mesmo peças de carne, como simulação do corpo humano.

As velocidades de cada disparo foram analisadas, até as preservações de massa de cada projétil, fazendo comparativo entre as munições sobre penetração, expansão e fragmentação.

O diretor da Espen, Rodrigo Fávaro, explica que o curso fornece aos policiais um entendimento aprofundado sobre armas de fogo, sendo importante para a segurança da unidade prisional e o desenvolvimento de investigações.

“O conhecimento que o curso visa oferecer permite a redução dos índices de incidentes graves, garantindo a segurança dos policiais e detentos custodiados nas unidades prisionais do Paraná. Além disso, caso haja alguma situação de crise com arma de fogo, os policiais serão capazes de coletar evidências e fornecer informações valiosas para as autoridades investigativas, contribuindo também na resolução de casos”, esclarece.

O chefe do SOE Londrina, Maurílio Avelar Junior, ressalta que o intuito principal das aulas é aprender na prática sobre a performance das munições e seu desempenho com os anteparos utilizados: “Espero que possamos ter mudado alguns conceitos antes desconhecidos pelos policiais, para que isso possa contribuir diretamente na nossa atividade”, disse.

O policial penal e instrutor do curso, Danilo Martinelli, destaca a importância da integração dos órgãos de segurança pública em benefício à sociedade como um todo: “Os resultados comportamentais durante o curso foram de certa forma surpreendentes, pois visualizamos na prática a performance de munições que utilizamos no dia a dia. E mais uma vez realizamos integrações entre as forças de segurança, nos consolidando ainda mais”, disse.

No próximo dia 15 de julho será realizada mais uma turma do Curso de Noções de Balística em Londrina, que tem como expectativa capacitar no total 80 policiais das diferentes forças de segurança da região.

 

GALERIA DE IMAGENS