Polícia Penal do Paraná ministra instruções de técnicas não letais a 60 alunos da Guarda Municipal de Londrina 26/06/2023 - 14:43

Na última quinta-feira (22), a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL I) recebeu uma turma de 60 alunos do curso de formação da Guarda Municipal (GM), para visita e instruções de técnicas não letais (TNL).

Os alunos se dividiram em duas turmas para conhecer o interior da carceragem da unidade prisional e presenciar a realização do procedimento de segurança de revista nos cubículos, conhecendo tudo que está relacionado com a segurança e boa condução da pessoa privada de liberdade.

Na sequência, os futuros guardas municipais visitaram as instalações do Setor de Operações Especiais de Londrina e receberam instruções do uso de técnicas não letais (TNL) no Centro de Treinamento e Instrução Thiago Borges de Carvalho.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Mauricio Ferracini, ressalta que a escola de formação da instituição tem auxiliado na integração da Polícia Penal com outras forças de segurança pública.

“A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário da Polícia Penal tem habilitado profissionais para a atuação e ensinamento nas mais diversas áreas, desde a gestão administrativa até atividades operacionais. Isso tem possibilitado que nossos policiais também auxiliem na formação de outros profissionais da segurança pública, sendo extremamente importante para que ambos os lados cresçam profissionalmente quando se aproximam”, reforça.

O chefe do Setor de Operações Especiais (SOE) de Londrina e instrutor de TNL, Maurílio Avelar Junior, destaca a importância da integração das forças policiais: “O conhecimento dos procedimentos de segurança e o alinhamento das técnicas só tem a agregar a todos os profissionais e isso com certeza irá se refletir na segurança da sociedade como um todo”.

O curso de formação da Guarda Municipal de Londrina terá conclusão dia 15 de julho após sete meses de treinamento. Durante a visitação os alunos responderam positivamente sobre o aprendizado.