Polícia Penal do Paraná participa de exposição escolar em Cascavel e aproxima crianças da segurança pública 09/09/2025 - 17:11

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou de uma exposição realizada na Escola Montessoriano, na sexta-feira (05), em Cascavel. O evento encerrou uma série de atividades pedagógicas desenvolvidas com os mais de 170 alunos da instituição, que atende crianças desde o berçário até o 4º ano do Ensino Fundamental, em período integral.

As ações foram realizadas em alusão à Semana da Pátria e incluíram produção de textos, pinturas e contação de histórias relacionadas ao tema. O encerramento contou com a presença das forças de segurança, que apresentaram às crianças um pouco de seu trabalho diário. Além da PPPR, participaram também a Polícia Militar, com o Pelotão de Choque Canil, a Cavalaria e a Guarda Municipal. Pais e familiares dos alunos também foram convidados para acompanhar a programação.

O coordenador regional da PPPR em Cascavel, Thiago Correia, destacou a importância de aproximar as forças de segurança da comunidade e principalmente das crianças.

“Essa é uma ação que nos enche de alegria e orgulho. Eu me lembro que, quando criança, nossos super-heróis eram vistos apenas nas televisões: queríamos ser o Batman, o Homem-Aranha. Naquela época, havia muito medo da polícia, até porque muitas vezes nossas mães diziam: ‘se comporte ou vou chamar a polícia’. Hoje vemos uma mudança cultural, e a Polícia Penal está inserida nessa transformação, participando da construção do futuro. Quando uma criança nos diz que, ao crescer, quer ser policial penal, isso é reflexo de todo o trabalho que temos desenvolvido ao longo dos anos em parceria com a comunidade”, afirmou.

A diretora da Escola Montessoriano, Adriana Paloschi, explicou que a exposição foi o resultado de um trabalho interdisciplinar desenvolvido ao longo de semanas com os alunos.

“Começamos esse projeto ainda na metade de agosto, e desde então os estudantes vêm se preparando para este momento. Nosso objetivo foi mostrar, de forma pedagógica, a importância do trabalho das forças de segurança — Polícia Penal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, entre outras — e como cada uma exerce um papel diferente na sociedade. O encerramento com a presença de vocês em uma exposição trouxe significado ao aprendizado e encantou nossos alunos”, destacou.

Para os pais, a experiência também trouxe impacto positivo. A mãe de um aluno de quatro anos, Nauana Guerra, contou que o filho aguardava ansiosamente pelo encontro com os policiais.

“Eu acho muito importante porque, desde pequenos, eles aprendem a valorizar as forças de segurança. Conhecer de perto os animais, os carros e os equipamentos faz toda a diferença, ainda mais quando os pais participam junto. É uma troca muito bacana entre escola e família. Meu filho passou a semana toda falando sobre isso e, hoje cedo, acordou empolgado para conhecer os policiais. Ver o sorriso e o brilho no olhar das crianças não tem preço”, relatou.

Outro pai, Jocemar Vasselai Santos, esteve presente com os filhos Lorenzo, de 7 anos, e Luca, de 5. Ele ressaltou o quanto momentos como esse podem inspirar o futuro das crianças.

“Eles adoram, ficam curiosos para conhecer os equipamentos e conversar com os policiais. Meus dois filhos são muito fãs, inclusive temos colegas que trabalham na área. Hoje eles se divertiram experimentando capacetes, conhecendo as viaturas e até falando em seguir essa profissão no futuro. Essa vivência gera um estímulo positivo e ajuda a despertar neles o valor da segurança pública”, finalizou.
 

GALERIA DE IMAGENS