Polícia Penal do Paraná participa do 1º seminário nacional de drones na segurança pública 02/05/2023 - 15:35

Nos dias 29 e 30 de abril, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) participou do I Drone Policial – Seminário de Boas Práticas com Drones na Segurança Pública, na cidade de Foz do Iguaçu.

O evento contou com a participação de agentes das Forças Armadas, Guarda Municipal e Defesa Civil. Cerca de 60 agentes de segurança pública de todo o país participaram do seminário.

Durante o evento, foram realizadas atividades e exercícios em diferentes cenários com aeronaves remotamente pilotadas (drones), simulando o trabalho policial executado com o auxílio da tecnologia, como resgate de pessoas, antecipação de ataques e de fugas, combate em ambientes confinados, deslocamento de equipes em situação de arrebatamento de presos, entre muitas outras atribuições.

As instruções foram realizadas com o apoio operacional e estrutural da Polícia Penal do Paraná, com as unidades prisionais de Foz do Iguaçu sendo um dos cenários para as simulações de treinamento.

O seminário pauta-se nas normativas aplicadas pelo Manual do Comando da Aeronáutica - MCA 56-4, respeitando os regimentos internos, procedimentos operacionais padrões (POPs) e normas gerais de ação (NGAs) de cada unidade.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), estima a participação da instituição no primeiro seminário da área de drones na segurança pública do país.

"Ficamos imensamente gratos pela nossa instituição participar do evento através do Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias, inclusive disponibilizando ambientes, prestando treinamento, auxiliando na logística e apresentando o contexto prisional do Paraná, que conta com a importante utilização do drone na segurança de nossos estabelecimentos prisionais."

A tecnologia das aeronaves remotamente pilotadas expressa o que há de mais moderno em termos de operacionalidade na atividade policial. Por meio da Divisão de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Penal do Paraná, as atividades operacionais com drones são uma importante ferramenta de auxílio, que facilita o trabalho diário na segurança pública e de todos no sistema prisional.

O chefe da DOA, Vinicius Vieira Pedroso, afirma que a aplicação da tecnologia de drones é ilimitada e quando integrada a outros meios tecnológicos ou setores, como o de inteligência, o resultado é excelente.

“Nunca devemos esquecer que o drone é apenas mais uma ferramenta à nossa disposição. O policial conta com a tecnologia para trazer mais segurança e assertividade nos resultados. Por isso, seminários e cursos da área são muito importantes para capacitar nossos operadores no emprego dos drones com mais eficiência, o que consequentemente trará mais segurança para a sociedade”, ressalta.
“As operações policiais com drones são uma ferramenta importante para as forças de segurança, porque sua aplicabilidade vai desde o simples monitoramento de perímetro até o combate de eventuais tentativas de subversão da ordem e recaptura de pessoas privadas de liberdade, por exemplo”, compartilha o policial penal operador de aeronave remotamente pilotada, Cristiano Aparecido de Souza.