Polícia Penal do Paraná promove ações sociais de natal à comunidade 24/12/2023 - 11:37

O final do ano é sempre uma época marcada por muita expectativa, principalmente para as crianças que anseiam pelo recebimento de algum brinquedo no natal. Pensando nisso, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) promove todos os anos ações sociais que atinjam o público infantil carente, visando o bem da comunidade e a aproximação da instituição à sociedade.

O diretor-adjunto da PPPR, Mauricio Ferracini, explica que ações sociais são realizadas o ano inteiro pelo departamento, mas que no fim de ano, elas se intensificam: “Todo fim de ano, a Polícia Penal direciona suas ações com a comunidade às datas comemorativas, com o objetivo de realizar atividades de cunho social através de experiências e doações de brinquedos a crianças de famílias em vulnerabilidade social. Nós entendemos que essa iniciativa é de muita importância pois além de sensibilizar o servidor, aproxima nossos trabalhos com o meio social”.

CURITIBA – Policiais penais lotados do Setor de Operações Especiais (SOE) da regional de Curitiba realizaram uma visita de natal ao CMEI Tia Ângela. A ação contou com brinquedos infláveis e mais de 100 brinquedos foram entregues pelo papai noel às crianças da escola. Elas também puderam interagir e brincar com os policiais e com as viaturas, tendo um momento de diversão ao utilizarem os meios de comunicação sonoros do veículo. Essa iniciativa solidária ocorre há três anos, normalmente nas datas de dia das crianças e próximo ao fim de ano.

“Estas ações, mais do que aproximar a Polícia Penal da sociedade, visa mostrar para as nossas crianças que a polícia é amigável e que existe uma opção diferente da realidade vivenciada por muitas, uma vez que nossas ações visam atender crianças de regiões mais carentes. A alegria, a felicidade e a pureza transmitidas nos abraços que ganhamos quando chegamos é inexplicável. Não tem como não ficar emocionado e com um aperto no peito”, declara o chefe da base SOE de Curitiba, Nilson Antônio de Bastiani.

PONTA GROSSA – A Polícia Penal realizou doação de brinquedos a Instituição Beneficente Casa da Sopa Vó Tereza. Os brinquedos foram arrecadados nas unidades penais da regional de Ponta Grossa ao longo do mês de dezembro, com o intuito de presentear as crianças assistidas pelo projeto neste período de natal. O processo de arrecadação da Campanha de Natal contou, inclusive, com a participação dos apenados, que produziram as caixas de coleta distribuídas nas unidades no canteiro de trabalho de marcenaria. A instituição atende cerca de 700 crianças de 0 a 12 anos e já possui uma parceria com a Polícia Penal, recebendo semanalmente alimentos produzidos pela Unidade de Progressão de Ponta Grossa.

GUARAPUAVA – A Associação de Moradores do Bairro Alto Cascavel (AMBAC), localizado no município de Guarapuava, realizou um pedido de colaboração da Polícia Penal na arrecadação e distribuição de caixas de bombons destinadas às crianças assistidas pela instituição. A equipe de operações táticas prontamente se colocou à disposição para participar da nobre iniciativa, arrecadando contribuições nas unidades prisionais da região. O objetivo é proporcionar um natal mais feliz para essas crianças. A entrega das caixas de bombons ocorrerá no dia 22 de Dezembro, no bairro Alto Cascavel.

MARINGÁ – A Polícia Penal, em parceria com os Correios do município de Maringá, entregou brinquedos a crianças que escreveram cartas ao papai noel. A ação ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Tereza Martins Fernandes, no Distrito de Floriano, e os pedidos foram apadrinhados por policiais penais da região. Um servidor dos Correios vestido de papai noel entregou pessoalmente 70 presentes com o auxílio da Polícia Penal. As crianças, que esperavam ansiosas pela vinda do bom velhinho, receberam as doações e puderam interagir e brincar com o cão policial Glock. “Além de ser um ato de solidariedade que abraça aos que mais necessitam, é também uma iniciativa que espalha amor e generosidade, que vai fazer muitas crianças felizes. Nós temos prazer em apoiar, desenvolver e participar de ações como esta, principalmente no fim de ano, que é uma época crítica financeiramente”, destaca o diretor da Polícia Penal em Maringá, João Victor Fujimoto.

CASCAVEL – Em parceria com a ONG Fazer o Bem Sempre, a Polícia Penal proporcionou um momento mágico para famílias em vulnerabilidade social assistidas pela organização cascavelense. O papai noel chegou de viatura, trazendo doces e presentes doados pelos servidores penitenciários ou produzidos através da mão de obra prisional a aproximadamente 60 crianças. "O Natal é um momento de confraternização, de união, respeito e renascimento. Ações como estas demonstram que a missão da Polícia Penal está além da segurança pública. Não é só aproximar a polícia da sociedade, mas é mostrar pelas pequenas ações e gestos de união, de fazer o bem, que os bons exemplos são transformadores. É permitir o sorriso de uma criança carente, o olhar de gratidão dos pais que muitas vezes não teriam condições de dar um presente aos filhos e outros tantos sentimentos bons que são reflexos do bem quem espalhamos", comenta o diretor da Polícia Penal em Cascavel,Thiago Correia.

A Polícia Penal, em parceria com a Oficina de Brinquedos da Copel, também realizou a entrega de aproximadamente 80 brinquedos às famílias dos assistidos pelo Complexo Social de Cascavel.

FOZ DO IGUAÇU – Através do projeto amigurumi, a Polícia Penal promoveu neste mês de dezembro uma série de ações de entrega de presentes a crianças carentes do município de Foz do Iguaçu, confeccionados nos canteiros de trabalho da Penitenciária de Foz do Iguaçu I – Unidade de Progressão (PEF UP). Já foram entregues 100 amigurumis para o Centro de Atendimento da Assistência Social (CRAS) de Santa Terezinha de Itaipu, município lindeiro à Foz do Iguaçu. Os brinquedos foram destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo programa, pelos grupos de gestantes, adolescentes e jovens e por cidadãos que recebem o benefício de prestação continuada.

A ONG Sorriso Terapia que trabalha com palhaços que visitam pessoas internadas também foi contemplada com amigurumis, que serão entregues nas visitas realizadas em todos os hospitais da região.

A Polícia Penal também participou da montagem da árvore de natal do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, onde foram doados o papai e a mamãe noel de amigurumi.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, há também a iniciativa Naninhas do Coração, que visa a confecção de naninhas a serem entregues para as crianças em situação de internação junto à ala pediátrica do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. As naninhas são variações dos amigurumis, feitas com a mesma técnica, mas que funcionam como um pequeno cobertor aconchegante para as crianças. Neste mês de dezembro, em alusão ao natal, a PPPR fez a confecção e doação de 30 naninhas ao hospital, para ser distribuído às crianças internadas. Todo o material utilizado é hipoalergênico e passou pelo crivo da equipe de enfermagem do hospital.

A Polícia Penal do Paraná tem valorizado e incentivado o trabalho realizado por aqueles que encontram-se recolhidos em alguma unidade prisional. Há vários programas de educação e qualificação acontecendo em todas as regiões do Estado. O coordenador da PPPR em Foz do Iguaçu, Cássio Rodrigo Pompeo, explica que incitar o senso de trabalho e responsabilidade na pessoa privada de liberdade é uma estratégia de garantir a ressocialização: “Somente com o desenvolvimento de uma ética de trabalho e respeito é que poderemos alcançar resultados duradouros quando falamos em reinserção social”.

GALERIA DE IMAGENS