Polícia Penal do Paraná promove capacitação de combate a incêndio no ambiente prisional 17/05/2023 - 11:23

A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário do Paraná (Espen) oferta neste ano a 4ª edição do Curso de Brigada de Incêndio aos policiais penais lotados nas regionais administrativas de Curitiba, Londrina, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.

A grade curricular dispõe de uma etapa teórica na modalidade EAD de 24h e uma etapa presencial de 8h com o apoio do Corpo de Bombeiros de cada município.

Até o momento, mais de 550 policiais penais em todo o Estado já se inscreveram no curso.

A formação foi desenvolvida pela Espen e o curso é ministrado por policiais penais do Setor de Combate a Incêndio (SCI), com técnicas voltadas especialmente ao ambiente prisional. As aulas abordam procedimentos de operação de equipamentos, de produtos perigosos, aplicação de primeiros socorros, abandono de edificação, entre outros.

O diretor-adjunto da Polícia Penal do Paraná (PPPR), Mauricio Ferracini, destaca que o Curso de Brigada de Incêndio é uma formação de grande importância para a instituição por atender à legislação.

“Todas as unidades prisionais do Paraná hoje encontram-se devidamente equipadas com materiais de controle e alerta de incêndio, portanto os servidores devem saber usá-los e proceder corretamente em situações de crise que envolvam fogo. Isso, porque além de resguardar o patrimônio público, preserva a vida dos servidores e custodiados, além de manter a instituição em conformidade com a lei”, ressalta.

De acordo com o diretor da Espen, Rodrigo Fávaro, a meta é ofertar o Curso de Brigada de Incêndio a 50% dos estabelecimentos prisionais do Estado ao longo desta edição, formando no mínimo 30% dos servidores de cada unidade.

“Por essas atividades não serem corriqueiras no trabalho do policial penal, o curso é válido por apenas dois anos, portanto além do curso principal, os servidores recebem treinamentos de reforço a cada quatro meses, contando com doze supervisores pelo Estado que são responsáveis por esse suporte”, explica Fávaro.

Cada regional administrativa da Polícia Penal do Paraná possui equipes policiais que não somente são treinadas para lidar com incêndios, mas também estão preparadas para um possível trabalho integrado com o Corpo de Bombeiros.

O chefe do Setor de Combate a Incêndio, Alessandro Cidade, ressalta que a integração com o Corpo de Bombeiros é essencial.
“A Polícia Penal do Paraná está atualmente muito bem treinada para lidar com qualquer ocorrência de fogo nas unidades prisionais, mas além disso, também está preparada para contatar e receber o Corpo de Bombeiros do município em casos de ocorrências de incêndio graves e de grande porte que exijam essa integração”.