Polícia Penal do Paraná promove curso de brigadista de incêndio penitenciário para servidores em Londrina 02/08/2023 - 13:49

Na última semana, a Polícia Penal do Paraná (PPPR) ofertou instruções de brigadista de incêndio penitenciário a 120 servidores do Departamento de Polícia Penal e da Prefeitura Municipal de Londrina. A formação constante de novos brigadistas visa garantir a segurança dos servidores do Estado, da população carcerária e do patrimônio público, além de cumprir os requisitos legais estabelecidos.

No período da manhã, os alunos fizeram uma visita técnica ao Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cambé e tiveram instruções de primeiros socorros. Já durante à tarde, foi realizada uma simulação de incêndio na Penitenciária Estadual de Londrina III, em que os alunos entraram em contato direto com o fogo com aulas práticas de procedimentos seguros para uso dos equipamentos contra incêndio.

Os cursos de brigadista de incêndio são desenvolvidos pelo Setor de Combate a Incêndio (SCI) da Polícia Penal do Paraná, que conta com nove policiais penais voluntários que atuam como auxiliares de cada Regional Administrativa da PPPR. Sempre monitorando as redes de hidrantes e os sistemas para que sempre estejam prontos para uma emergência.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, reforça que todas as unidades prisionais do Estado possui brigadistas de incêndio, garantindo a segurança e o cumprimento legal da instituição: “Todos os nossos policiais têm noções básicas de combate a incêndio, sendo importante para eventuais acidentes com fogo e até mesmo em situações de rebelião ou motim”.

O coordenador regional de Londrina da Polícia Penal, Reginaldo Peixoto, destacou a parceria estabelecida com a Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal: “É de suma importância os bons préstimos e parceria mútua entre os diferentes setores públicos”, disse.

O chefe de cadeias públicas da região de Cornélio Procópio, Wendel Stutz, ressaltou a qualidade e importância do curso não apenas para o ambiente prisional: “Poucos dias após eu ter participado do curso de brigadista do ano de 2020, e ter aprendido a ‘Manobra de Heimlich’, minha esposa se engasgou durante um jantar, e foi com o uso da técnica bem aplicada que salvei a vida dela”.

O instrutor do curso lotado no Setor de Combate a Incêndio (SCI), Alessandro Cidade, explicou que as unidades penais são anualmente vistoriadas pelos bombeiros para concessão de alvará: “A ausência de brigadistas pode resultar na não aprovação das vistorias, ou pior, a cassação do alvará das unidades”, destacou.

HOMENAGEM – A Prefeitura de Londrina prestou uma homenagem a Polícia Penal do Paraná como forma de agradecimento à capacitação oferecida aos engenheiros e técnicos de segurança do trabalho da instituição.